Megatendências e as organizações

Foto do Gus Benke.

Foto do Gus Benke.

A humanidade vem passando por um processo de evolução, assim como nós, que aprendemos, adquirimos experiências e vamos tendo mais consciência com o passar do tempo. 

No momento atual da evolução encontramos um mundo cada vez mais individualizado e segmentado. É só parar para pensar nos algoritmos de serviços online que nos oferecem opções cada vez mais personalizadas, como o Google, Spotify ou Netflix. Até em outros movimentos sociais que pedem emancipação da mulher, independência e autonomia. Este processo é fruto de milênios de evolução e desenvolvimento da autoconsciência.

Para se ter uma noção na cultura egípcia a cerca de 3.000 a.C. a palavra “eu” sequer existia, esse conceito começou a ser introduzido na cultura grega lá por 500 a.C. De lá pra cá vimos cada vez mais a consolidação de tendências como o materialismo, consumismo e capitalismo. Até a criação do conceito de empresa. O branding também surge como uma possibilidade para a necessidade de se diferenciar, de ter uma identidade que ressoe com a empresa.

Contrapondo a corrente de individualização, temos uma outra que começamos a perceber aos poucos. É a megatendência de integração, que pede o retorno da coletividade e cooperação, porém com uma consciência maior do que era na idade antiga. Podemos observar essa tendência em fenômenos como globalização da economia, redes sociais e o surgimento de ONGs. Nas empresas vemos isso como um desejo de se integrar com o meio ambiente e sociedade, seja através de iniciativas de sustentabilidade, responsabilidade social ou até como negócios sociais.

Que caminho você escolhe para o seu negócio?

Na Valente acreditamos que existe um espaço amplo de possibilidade para todos os negócios. Se quiser conhecer mais sobre como ampliar a visão do seu negócio, fale com a gente.

Fonte: Formação com base antroposófica do Programa Germinar.

Veja mais:

O que é a nova economia?

Como a gestão da marca evolui com a organização

As sete qualidades arquetípicas nas marcas

O chamado para a coragem