A expressão da marca para além dos olhos

Imagem de um comercial da Coca-Cola. Somente pelos elementos que aparecem podemos deduzir que se trata de uma comunicação da marca.

Imagem de um comercial da Coca-Cola. Somente pelos elementos que aparecem podemos deduzir que se trata de uma comunicação da marca.

Imagem de um comercial do Banco Itaú. Somente pelas cores e formas já identificamos a marca.

Os elementos de uma marca são a sua forma de expressão, é o que percebemos quando entramos em contato com ela e que passa pelos nossos 5 sentidos. Tudo o que vemos, ouvimos, lêmos, sentimos, cheiramos e experimentamos da marca nos ajuda a criar uma imagem dela.

Para que a expressão de uma marca seja coerente é importante uma visão clara da sua estratégia, do seu propósito, crenças e personalidade. Este cenário irá favorecer o desenvolvimento criativo de expressões e linguagens que sejam genuínas e fortaleçam a conexão visual, auditiva, olfativa, tátil e gustativa com o público. 

Vale lembrar que as pessoas se relacionam a partir do conjunto dos sentidos e ainda que a comunicação seja bem feita e executada, quando sua construção é de fora pra dentro, ou seja, leva menos em conta o cerne da marca e mais o que está sendo dito lá fora, o resultado pode ser uma expressão genérica que não gera resultados. 

É uma linha de pensamento que pode se parecer com "o concorrente faz assim então nós vamos fazer algo parecido também”. Ou até por moda ”estamos na onda da sustentabilidade, então precisamos adotar golfinhos e fazer ações sociais." Um belo exemplo de como pode ser um vídeo de uma marca que segue esse raciocínio é  “Esse é um vídeo genérico de marca” feito pela Dissolve.

Na Valente acreditamos que uma marca forte e consistente é criada de dentro para fora. Ao reconhecer as potencialidades que vem da história viva da marca é possível criar expressões que transmitam sua real essência. 

Se quiser conhecer mais sobre como criar uma marca forte e consistente, fale com a gente.

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