Como a gestão da marca evolui com a organização

Foto por Gratisography disponível no Pexels.

Foto por Gratisography disponível no Pexels.

 Quando surge uma nova organização surge também uma nova marca e ambas se desenvolvem com o passar do tempo. Com base no olhar antroposófico, compartilhamos os 3 estágios iniciais de desenvolvimento de uma organização. 

Em qual fase está a sua marca?

Pioneira

Um negócio nasce do desejo do seu fundador de colocar uma ideia no mundo. Nessa fase a empresa é o fundador e o fundador é a empresa, e tudo é movido pelo seu ideal. As relações acontecem de forma espontânea e os processos são pouco estruturados. Em geral, os recursos disponíveis são escassos. É bem comum vermos o que chamamos de marketing natural ou informal, onde as decisões são tomadas a partir da necessidade e em geral com pouca estratégia e bastante feeling. Um logo ou campanha de marketing costuma acontecer porque precisa ser feito para materializar o nascimento da nova marca.

Estruturada

Nessa fase a empresa começa a tomar corpo, cresce em funcionários e receita disponível. Com mais dinheiro em caixa já é possível investir em estrutura, mais equipamentos, aplicativos, sede, etc. Com mais pessoas e mais processos, os controles ficam mais rígidos, surgem as metas e políticas. E as relações acabam ficando também mais formais e hierárquicas. O que move a organização é o controle, o sistema. O marketing começa a ganhar corpo também e às vezes até um departamento. Planos e estratégias são feitos em geral para cumprir o que o mercado espera. Como há menos espaço na agenda para sonhar, é possível perder de vista o ideal do fundador e o propósito da marca. 

Integrada

Ao passar pelas duas fases anteriores, a organização aprendeu, amadureceu e começa a se tornar mais consciente do seu papel no mundo. As relações e a comunicação entre as pessoas é fluída e participativa. Os processos, tão importantes na fase anterior, passam por uma peneira: fica o que agrega valor. Já os recursos são pensados e usados de forma mais consciente. O negócio passa a ter uma visão mais ampla da sua atuação e a gestão da marca começa a ganhar mais importância, pois não só atende às demandas do mercado, como potencializa a visão da própria organização.

 

As empresas e suas marcas podem ficar numa mesma fase por anos a fio. Movimentos internos e externos proporcionam a evolução nos negócios. Na Valente acreditamos que ao ampliar a visão sobre a organização, as pessoas e o mercado, é possível amadurecer os níveis de recursos, processos, relações e identidade, levando a um posicionamento de marca relevante e genuíno. 

Quer conversar sobre como ampliar a visão do seu negócio?  Fale com a gente.  

Fonte: Formação com base antroposófica do Programa Germinar.

Veja mais:

Megatendências e as organizações

O processo de transformação de uma marca

Transformação nos negócios

Celebrar o que vai bem