As sete qualidades arquetípicas nas marcas

Foto por Andreea Ch disponível no Pexels.

Foto por Andreea Ch disponível no Pexels.

Qualidade de Lua 

É relacionada a imagem de mãe: cuidadosa, amorosa, cuida dos processos de longo prazo. Atenta à nutrição, ao crescimento, ela conserva para as gerações futuras a sabedoria do passado. É por meio das qualidades lunares que a marca pode se ligar à família, ao ritmo, ao passado, à memória, ao cuidar de si mesmo e do outro. Uma marca que não possui as qualidades atribuídas à Lua não sabe de onde veio, nem o que fez. 

Qualidade de Mercúrio

Mercúrio é o deus dos mensageiros, comerciantes e leva consigo o símbolo da Medicina. É alegre, divertido e matreiro, trazendo velocidade e associação. Nas marcas se manifesta no gosto pelas mudanças, pela inovação, pela sociabilidade, a eloquência, a versatilidade. Quando está em falta traz rigidez, inflexibilidade, conservadorismo.

Qualidade de Vênus

Nos aspectos venusianos, temos a sensibilidade estética, a beleza, o amor, o cuidar, o ouvir e o seduzir. Uma marca que possui qualidades venusianas sabe ouvir, persuadir e apoiar. Uma marca sem Vênus desperta certa tristeza. A comunicação é visualmente feia, as relações são mecânicas  e não há gentileza da marca para com seus públicos. 

Qualidades anímicas.PNG

Que qualidades a sua marca tem? Alguma que precisa desenvolver?

Quer criar espaços que permitem ampliar a visão de seu time sobre sua marca? Fale com a gente!

Fonte: Antroposofy e Adigo

Veja mais:

O processo de transformação de uma marca

Como a gestão da marca evolui com a organização?

A expressão da marca para além dos olhos

Assim como os indivíduos possuem qualidades humanas em comum, podemos observar essas mesmas representações nos grupos, nas organizações e nas marcas, é claro.

As sete qualidades base que trazemos aqui tem sua origem na mitologia de diversos povos gregos, persas, egípcios e outros, que usavam essas  qualidades para descrever características e atitudes humanas de seus deuses.

São qualidades baseadas em arquétipos, e podemos encontrá-las em diversas manifestações, como nos contos de fadas. A Branca de Neve com seus sete anões, onde cada anão tem uma dessas qualidades, por exemplo. Até mesmo a Liga da Justiça original, dos desenhos em quadrinhos, com seus sete membros fundadores, tem essas 7 forças representadas neles.

Todas são qualidades sutis, porém observáveis e conscientes e, por isso mesmo são suscetíveis a serem desenvolvidas.

É possível desenvolver as qualidades que a marca não tem, assim como diminuir a força das que estão em excesso. A ideia é buscar o equilíbrio, o caminho do meio na qual possibilita a marca crescer, se desenvolver e se conectar melhor com seus públicos.

Qualidade de Sol 

Para os gregos o Sol era o deus da purificação, das artes, da harmonia e do equilíbrio. Marcas solares têm uma grande capacidade de integração, de trazer equilíbrio às forças opostas.  É a qualidade que permite apropriar e integrar todas as demais qualidades e colocá-las à disposição de um propósito. Quando está em falta, falta integração, equilíbrio e harmonia. 

Qualidade de Marte 

Marte é considerado o deus da guerra, ele é o guerreiro onde impera a força e a coragem. Numa marca, sua força vem da iniciativa, do empreendedorismo, da ação com pouco planejamento. É eloquente, defende seus argumentos com força, lógica e vai direto ao ponto. Quando está em falta há pouca ação e convicção permeando as ações da marca. 

Qualidade de Júpiter 

Zeus ou Júpiter é o rei dos deuses, conhecido por sua imparcialidade, sua voz de ordem, sua visão sistêmica e sabedoria. Numa marca a qualidade jupteriana se manifesta pela estrutura, pelo cuidado com o processo, organização e estratégia. Quando está em falta, a marca pode pender para o caos e para a falta de visão.

Qualidade de Saturno 

 É a qualidade do pesquisador, do mago, que traz profundidade, concentração, vai na essência das questões, no propósito delas. Sem Saturno, uma marca não tem profundidade, foca apenas nos sintomas, sem aprofundar em saber as causas que a conduziram até aquele momento.