A equipe também é cliente da marca
As pontes que estabelecemos com nosso trabalho são responsáveis por quanto nos sentimos seguros, motivados e realizados. O equilíbrio saudável nessa relação indivíduo e organização favorece o ambiente de trabalho e os próprios resultados.
Como estão cada uma das suas pontes?
Ponte da Segurança
São os aspectos mais básicos e palpáveis do trabalho. Essa ponte é uma sensação de porto seguro para nossas necessidades básicas, como a remuneração e o possível caminho dentro da empresa. Também está conectada aos materiais físicos que estão a disposição para o trabalho e à estabilidade.
Ponte da Dedicação
É quando o trabalho nos permite colocar as habilidades e talentos que temos na prática, desvendando o máximo do nosso potencial. É nos níveis de dedicação e da segurança que acontece a qualidade dos produtos e serviços que entregamos.
Ponte da Motivação
É a ponte responsável por quanto o indivíduo se sente bem no ambiente da empresa e o quanto ele se sente respeitado e acolhido como pessoa. Isso ocorre quando percebemos que nossos sentimentos estão sendo levados a sério e são considerados e respeitados no espaço de trabalho, ou seja, as relações são fluidas e bem cuidadas.
Ponte da Identificação
Essa ligação é a que conecta a essência do indivíduo com a identidade da empresa, em outras palavras, é quando nós nos sentimos representados pelos valores, cultura ou o caráter da empresa. É aqui que o propósito de um se encontra no propósito do outro e nos sentimos no lugar certo, realizados e cumprindo nossa missão de vida através do trabalho.
Reconhecer como as pontes se formam entre as pessoas e as marcas, proporciona um desenvolvimento mútuo. Este entendimento é importante tanto para gestores quanto equipes e organização, pois quando há algum desequilíbrio nessas conexões, as pessoas tendem a buscá-las em outros lugares.
O papel do branding é apoiar o fortalecimento destas conexões. Ao conhecer mais do seu público interno e sua percepção quanto marca, o desenvolvimento de uma cultura organizacional clara e com sentido potencializa o engajamento e os resultados.
Quer conversar sobre como ampliar a visão do seu negócio? Fale com a gente.
Fonte: Formação com base antroposófica do Programa Germinar.