A equipe também é cliente da marca

As pontes que estabelecemos com nosso trabalho são responsáveis por quanto nos sentimos seguros, motivados e realizados. O equilíbrio saudável nessa relação indivíduo e organização favorece o ambiente de trabalho e os próprios resultados. 

Como estão cada uma das suas pontes?

Foto de Visual Tag Mx disponível no Pexels.

Foto de Visual Tag Mx disponível no Pexels.

Ponte da Segurança

São os aspectos mais básicos e palpáveis do trabalho. Essa ponte é uma sensação de porto seguro para nossas necessidades básicas, como a  remuneração e o possível caminho dentro da empresa. Também está conectada aos materiais físicos que estão a disposição para o trabalho e à estabilidade.


Ponte da Dedicação

É quando o trabalho nos permite colocar as habilidades e talentos que temos na prática, desvendando o máximo do nosso potencial. É nos níveis de dedicação e da segurança que acontece a qualidade dos produtos e serviços que entregamos.

 

Ponte da Motivação

É a ponte responsável por quanto o indivíduo se sente bem no ambiente da empresa e o quanto ele se sente respeitado e acolhido como pessoa. Isso ocorre quando percebemos que nossos sentimentos estão sendo levados a sério e são considerados e respeitados no espaço de trabalho, ou seja, as relações são fluidas e bem cuidadas. 

 

Ponte da Identificação

Essa ligação é a que conecta a essência do indivíduo com a identidade da empresa, em outras palavras, é quando nós nos sentimos representados pelos valores, cultura ou o caráter da empresa. É aqui que o propósito de um se encontra no propósito do outro e nos sentimos no lugar certo, realizados e cumprindo  nossa missão de vida através do trabalho.


Reconhecer como as pontes se formam entre as pessoas e as marcas, proporciona um desenvolvimento mútuo. Este entendimento é importante tanto para gestores quanto equipes e organização, pois quando há algum desequilíbrio nessas conexões, as pessoas tendem a buscá-las em outros lugares.

O papel do branding é apoiar o fortalecimento destas conexões. Ao conhecer mais do seu público interno e sua percepção quanto marca, o desenvolvimento de uma cultura organizacional clara e com sentido potencializa o engajamento e os resultados. 

Quer conversar sobre como ampliar a visão do seu negócio?  Fale com a gente.  


Fonte: Formação com base antroposófica do Programa Germinar.