Clareza na relação entre as marcas

Foto do Gus Benke.

Foto do Gus Benke.

É usual que à medida que o negócio cresça e se expanda, novas marcas surjam, e as relações entre elas vá se estabelecendo de forma planejada ou natural.

Para que esse arranjo de marcas ganhe força e otimize os esforços do negócio, é preciso ter clareza da relação entre elas. Esse estudo do arranjo de marcas vai apoiar a entender qual a melhor estratégia para que o negócio ofereça o máximo de sinergia e consistência entre suas marcas, sem confundir seus clientes.

No livro Strategic Brand Management, Kevin Keller fala  que “os portfólios de marca deveriam maximizar a cobertura de mercado para que nenhum cliente em potencial seja ignorado, e minimizar a sobreposição de marcas para que não haja competição entre elas para ganhar os mesmos clientes.” Isso significa que quando conseguimos ter um olhar mais amplo dos papéis e interações entre essas marcas é possível otimizar esforços e investimentos, além de fortalecer a imagem de cada uma delas.

arquitetura.PNG

Esses são 4 tipos de arquitetura de marca normalmente utilizados e a escolha do melhor modelo depende de um cenário mais amplo que inclui as especificidades do seu negócio e o papel de cada uma das marcas no portfólio.

É possível atuar em diversos segmentos e propostas de valor com apenas uma marca, porém ao olharmos um cenário mais amplo de possibilidades novas oportunidades podem surgir. 

Ao conhecer quais os seus valores, o seu posicionamento e como o negócio e suas marcas atendem seus clientes, fica muito mais fácil de saber para onde ir.

Na Valente, acreditamos que todo negócio pode se posicionar de maneira a ampliar suas oportunidades. Quer saber como podemos apoiar a sua estratégia de marketing? Fale com a gente.

Veja mais:

Como a estratégia de portfólio pode apoiar o seu negócio?

Como transformar o seu negócio a partir de paridade e diferenciação

Por que monitorar as tendências de mercado

Prosperidade além de números