Como transformar seu negócio a partir de paridade e diferenciação

Foto do Gus Benke.

Foto do Gus Benke.

Transformação e mudança são o dia a dia para empreendedores de todos os portes e tipos de culturas organizacionais. Vivemos esse tempo onde as necessidades do mundo e os dons e talentos oferecidos mudam de um dia para o outro. 

Para ter estabilidade frente a essa velocidade de mudança, conhecer o conjunto de paridade e diferenciação de sua categoria pode apoiar a ampliar a visão. 

O que é paridade?

Podemos chamar de paridades as associações compartilhadas com outras marcas do mesmo segmento. São similaridades que as pessoas reconhecem naquele produto ou entrega. Um exemplo simples é a paridade que uma pizza venha em caixa de papel serigrafado e que você possa pedir dois a três sabores.

Como falamos em um outro post, mesmo que a paridade não seja a única razão pela qual o cliente vai escolher a sua marca, a falta dela pode ser o motivo pelo qual ele vai deixar de considerar sua empresa como uma opção naquele segmento.

O que é diferenciação?

A diferenciação, seguindo o exemplo da pizza, seria seu cardápio proprietário e consagrado, ou ainda uma pizzaria que tivesse como inegociável ser vegana. A diferenciação trata de associações de marca exclusivas para construir um território genuíno. São os pontos que as pessoas avaliam positivamente e acreditam não encontrar com a mesma intensidade e forma em outra marca da categoria. 

Passamos muito tempo como sociedade construindo paridades que facilitassem alcançar os clientes. Embalagens parecidas, serviços com etapas similares e até uniformes parecidos para que aquilo facilitasse a identificação na cabeça de quem compra. Um médico usando jaleco branco é paridade e na cabeça do paciente isso apoia a reforçar uma imagem de autoridade. A diferenciação é algo que surgiu com a sofisticação e a chegada de muitas empresas em uma mesma categoria, principalmente nas de varejo. 

Com as mudanças constantes do mundo, os mercados têm amadurecido cada vez mais rápido. Isso faz com que muitos pontos que antes eram diferenciação passaram a ser paridade à medida que o mercado absorve as diferenciações. Podemos lembrar que em algum momento da história as garrafas pet já foram novidade no mercado de bebidas.

O fato é que algumas paridades “antigas” estão sendo aos poucos deixadas para trás, mas muitas seguem sem que tenhamos consciência sobre elas.

Sabermos quais são as paridades que cumprimos enquanto negócio nos apoia a ter mais liberdade na hora de escolher quais queremos ou não alimentar. Para isso sugerimos uma breve reflexão:

  • Quais são as paridades da sua categoria? Existe alguma paridade que seu negócio sustenta e não é  favorável?

  • Que diferenciações podem transformar (mesmo que devagarinho) o rumo do negócio, a relação com o seu time, com seus clientes e até mesmo com o planeta?

Na Valente acreditamos que ampliar a visão em relação ao mercado, aos clientes e à empresa apoia a tomada de decisão e o olhar estratégico para saber onde investir os esforços. Quer conversar sobre como ampliar a visão do seu negócio? Fale com a gente.

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