Tempo de transformação nos negócios
O mundo a nossa volta sempre esteve em movimento, em constante transformação, e os últimos anos tem sido como um catalisador, um acelerador de muitas mudanças que já estavam acontecendo.
É normal esquecermos da impermanência do mundo e ficarmos na nossa zona de conforto, faz parte da nossa natureza de ser humano. Ainda mais quando os negócios vão bem, é comum vermos um raciocínio de "não se mexer em time que está ganhando" afinal, mesmo na zona de conforto, já há muito o que fazer.
Alguns negócios se movem junto com o mundo, às vezes pela natureza do segmento que estão inseridos ou até pela característica de suas equipes e gestores. Para esses que já estão acostumados com as mudanças, explorar novos cenários e novas possibilidades já faz parte do dia a dia. É nesse lugar, na zona de desconforto ou aprendizagem, onde o negócio se transforma, adquire novas habilidades e principalmente aprende a aprender e se adaptar.
Com as mudanças no mundo acontecendo cada vez mais rápido em muitos setores, a realidade é que muitas empresas estão precisando passar por transformações, quer elas queiram ou não.
A capacidade dos negócios em se adaptarem às mudanças e a qualidade com que isso acontece depende do quanto isso já faz parte do seu dia a dia. É como um músculo que precisa ser exercitado.
Quando esse músculo está destreinado e as mudanças são grandes, podemos entrar em uma zona de pânico, onde há muita ansiedade e medo sobre o que fazer. Alguns até congelam em choque por receio de dar tiros no escuro.
O fato é que é mais fácil gerir uma mudança inevitável se o negócio já sabe quem ele é.
Ao conhecer quais os seus valores, o seu posicionamento e como o negócio atende seus clientes, fica muito mais fácil de saber para onde ir.
Se a base do negócio é conhecida por todos, principalmente internamente, é possível ter mais estabilidade durante os movimentos e fazer brotar uma confiança de que as mudanças são favoráveis.