Como a estratégia de portfólio pode apoiar o negócio?

É muito comum que em determinadas fases de suas histórias, as empresas lancem novos produtos e serviços. Em geral isso acontece quando surgem novas oportunidades de negócio e com o passar do tempo mais produtos e serviços vão sendo somados ao portfólio.

Foto pela Tran disponível no Pexel

Foto pela Tran disponível no Pexel

Ter clareza do papel de cada um dos produtos na estratégia global da empresa pode trazer mais consciência para as decisões do dia a dia além de fortalecer a marca como um todo.

Os produtos são a materialização da crença do negócio, mas nem todos têm a mesma função. Alguns produtos apoiam a pagar as contas de estrutura da empresa, outros ajudam a atender mais categorias de negócio, e outros podem apoiar a financiar outros projetos internos. Ainda, tem os produtos pelos quais a empresa quer ser reconhecida.

Como  por exemplo uma padaria que vende pão francês para "chamar" os clientes, mas que também vende frios e doces. Todos esses produtos são importantes e se houver um equilíbrio saudável na estratégia de portfólio, é possível que os resultados também estejam acompanhando.

Ampliar a visão sobre esses papéis e como eles se relacionam com a estratégia do negócio, apoiam no crescimento da marca. Quer conversar sobre como ampliar a visão do seu negócio?  Fale com a gente.

Lidianne Hupfer