Cliente não é só quem compra

Foto do Gus Benke.

Foto do Gus Benke.

Quando pensamos em cliente logo pensamos em quem compra o que temos para oferecer. Em geral são para eles que estão direcionados uma boa porção da nossa atenção, esforços, comunicação e investimentos de marketing e branding pois são eles que trazem a receita para dentro de casa. Porém além do cliente tradicional, um negócio tem diversos outros tipos de clientes que são igualmente importantes para a sua sustentabilidade.

Uma empresa tem um ecossistema do qual ela faz parte e do qual ela interdepende.

Isso inclui os colaboradores é claro, mas também outros stakeholders como investidores, fornecedores, parceiros e até outras empresas que oferecem produtos ou serviços similares. Cada um deles têm necessidades e aspirações diferentes na maneira com que se relacionam com o negócio.

A forma de ver e se envolver com cada um desses públicos faz muita diferença para a construção de confiança e valor de uma marca. Falamos um pouco desse assunto em relação à empresas similares em outro post.

Escolher um caminho nutrido por uma crença e propósito mais amplo possibilita uma relação mais positiva e próspera com esses públicos. Simon Sinek fala no seu livro “Por quê?”, que quando seguimos esse caminho é possível dar a esses stakeholders “um sentido de finalidade ou de participação que pouco tem a ver com qualquer benefício externo a ser ganho.” Assim, essas pessoas e empresas estabelecem relações não porque precisam, mas porque querem e isso gera um resultado muito mais valioso e próspero do que só o financeiro.

Quer saber mais como você pode fortalecer as relações com seus públicos? Fale com a gente.

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