Uma marca deve apoiar uma causa?

Foto pela Porapak Apichodilok disponível no Pexels.

Foto pela Porapak Apichodilok disponível no Pexels.

Segundo o Edelman Earned Brand 2019, estudo global que mede a relação entre pessoas e marcas, 66% dos brasileiros consomem ou boicotam marcas com base em como elas se posicionam em relação a uma questão relevante.

Cada vez mais as pessoas desejam que as marcas se tornem protagonistas em questões sociais e ambientais, porém isso não significa necessariamente que todas as marcas devam apoiar uma causa. Para esse tipo de ação tenha força, tem que fazer sentido para a marca e para as pessoas.

A imagem da empresa lá fora tem que estar alinhada com o que mora dentro dela, em outras palavras, tem que ser autêntico. Marty Neumeier sugere que a gente pense no posicionamento das marcas no seu livro The Brand Gap:

“Se sua marca for parecida com um pato e nadar como um cachorro as pessoas vão desconfiar.”  

Se sua marca fosse uma pessoa.jpg


A Patagonia, marca californiana de roupas e equipamentos esportivos que inspira uma multidão de clientes devotos, chegou a processar o então presidente Trump por conta de uma política ambiental que reduziria áreas de proteção. Essa pode até parecer uma atitude um tanto arriscada e até dramática dependendo do ponto de vista, porém quem conhece o posicionamento e a história da marca, sabe o quanto isso está alinhado com o que eles acreditam.

Conhecer e confiar no posicionamento, na história e na personalidade que existe na empresa permite uma atuação mais consciente no mundo e isso gera uma prosperidade natural.

Na Valente acreditamos que ao ampliar a visão em relação a mercado, clientes e empresa é possível desvendar um posicionamento que guia positivamente as ações do negócio. Quer conversar sobre como ampliar a visão da sua empresa? Fale com a gente.

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