A experiência de venda na transição pandêmica

Foto por Artem Beliaikin disponível no Unsplash.

Foto por Artem Beliaikin disponível no Unsplash.

Não são apenas os profissionais de marketing que têm compreendido que a comunicação das marcas precisa considerar o contexto de informação e consciência em que vivemos. Os especialistas em varejo também têm feito esse exercício há algum tempo.

Mesmo antes da pandemia já estavam em questionamento as usuais técnicas de convencimento e venda a qualquer custo. Elas começaram a dar lugar ao conceito de venda consultiva - atenção às necessidades reais daquela pessoa à sua frente sem empurrar produtos, pensando no longo prazo, nas próximas vezes que esse cliente voltaria a comprar com a marca.

Marcas que têm preparado as equipes para compreender as mudanças estruturais que estão surgindo, têm a oportunidade de fazer uma transição pandêmica mais favorável junto de seus clientes.

Como gerar uma conexão verdadeira com as pessoas nesse novo momento?

Um guia pode ser avaliar o ciclo de experiência 

(o também chamado funil de vendas)


Para responder a pergunta acima, podemos começar avaliando o ciclo de experiência com essas 3 perguntas. 

  • Quais são os pontos de contato que usamos em cada etapa?

  • Quais deles seguem bem?

  • Quais podem ser melhores ou que pontos podemos criar em cada etapa de experiência?


Etapa 1 - Atenção - a pessoa fica curiosa a conhecer. No ambiente digital ou físico, há pontos de contato que ajudam o cliente a reconhecer a categoria que sua marca faz parte. Aqui é muito importante que esteja claro no que acreditam, o que os inspira a fazer negócios e também mostrar a atividade base, as paridades que seu negócio tem com o mercado. Os diferenciais ficam para a próxima etapa. 

Etapa 2 - Consideração - a pessoa passa de curiosa a interessada sobre a marca. Seja na internet ou conversando com alguém no seu espaço é chegado o momento de mostrar os diferenciais, o jeito de fazer e os inegociáveis.

Etapa 3 - Decisão - a pessoa interessada decide se tornar cliente. Nessa etapa buscamos  facilitar a vida do vendedor e do cliente. O objetivo é simplificar com meios de pagamento e entrega que atendam bem no digital ou no presencial.

Etapa 4 - Experiência - o cliente vivencia sua escolha. Nos serviços e produtos chega o tempo de experimentar. Usar e vivenciar para atestar se aquela marca atende as necessidades que a pessoa buscava.

Etapa 5 - Registro - o cliente avalia a experiência. Uma pesquisa em meio digital, uma fala no fim de um serviço. Tudo apoia compreender como aquele cliente avalia a experiência e se seguirá fazendo parte da rede dessa marca.

Uma oportunidade. Todos os pontos de contato podem ser revisitados e aprimorados para esse novo ciclo de todas as categorias. Pode parecer que estamos vivendo uma mudança muito grande, mas o que acontece é que já vivenciávamos bastante mudanças, o aspecto central é reconhecer os desafios de cada tempo e seguir avaliando como esse ciclo de compra se relaciona com a crença e as vontades de todos os envolvidos. Assim cada empresa encontra a prosperidade. 

Quer saber mais sobre como seu posicionamento e portfólio impactam em seu ciclo de experiência dos seus clientes? Fale com a Valente.

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