Os benefícios da comunicação consciente

Foto do Gus Benke.

Foto do Gus Benke.

É possível que seu negócio já tenha sido provocado a trazer sua marca para o inevitável mundo online e que talvez até tenha tido alguma interação com profissionais de marketing digital. Frases como “se você não está na internet, você não existe” são muito comuns e em tempos de distanciamento social e quarentena, parece fora de questão estar fora da internet e mídias sociais . 

Nesses anos de vivência de consultoria é usual ver marcas com um comportamento de “presença digital de paridade”, ou seja, há uma reprodução do que outras empresas que estão no mesmo mercado fazem e falam, com o desejo de colocar alguma ideia ou sacada criativa para chamar a atenção das pessoas. 

A provocação que queremos fazer é: qual o motivo da sua empresa querer comunicar-se nas redes sociais? Qual a necessidade de se fazer presente?

Essas perguntas têm respostas variáveis. Negócios do varejo trarão seus argumentos, escritórios de serviços para outras empresas (mercado B2B) vão falar de maneira mais técnica e profissionais liberais, a sua linha de especialização. Todos são válidos. Mas nem todo o negócio precisa postar todo o dia, ou toda a semana ou até estar presente em todas as mídias sociais disponíveis. Mais do que respostas, é importante se fazer as perguntas.

Esses movimentos podem ser feitos com mais consciência, alinhando o marketing digital com a estratégia do negócio.

Entendemos a comunicação menos como a publicidade do convencimento de antigamente e muito mais como o seu papel de falar sobre a função social dos negócios como membros desse ecossistema mais abrangente que todos fazemos parte. 

Atendendo muitos segmentos percebemos uma questão curiosa: alguns dos clientes que nos procuraram nos últimos anos não tinham uma comunicação e identidade visual organizada, mas tinham prosperidade em suas vendas, agendas lotadas, orçamentos em todos os estados do Brasil. Muitos optaram por fazer um processo de branding para organizar sua entrega para o mundo, o seu portfólio de produtos e serviços e conhecer melhor os perfis de cliente, tornando o seus esforços mais assertivos. A organização da comunicação vem como consequência, um último passo do processo que apoia a externalizar o que foi construído na estratégia de marketing.

Ao pensar a presença digital de forma mais ponderada, consciente e planejada é possível oferecer de forma benéfica o que a marca tem de melhor para todos que se relacionam com ela.

Na Valente, acreditamos que todo negócio pode se posicionar de maneira a ampliar suas oportunidades. Quer saber como podemos apoiar a sua estratégia de marketing? Fale com a gente.

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