Como elaborar uma estratégia de marketing efetiva?

A estratégia de marketing aponta o caminho e a direção para as ações de marketing e também do negócio. Muitas vezes as pessoas nos procuram na Valente sem saber o que é melhor para o negócio, se investem em uma nova campanha, se fazem ou não uma página em alguma rede social ou se faz mais sentido investir na área comercial ou na produção de novos produtos.  Quando não há um caminho estruturado os gestores podem ficar em dúvida sobre o que fazer e o que pode trazer mais resultado.

 A construção de uma estratégia forte passa por reconhecer que a marca permeia todos os processos da organização e gera diferentes percepções em todos que se relacionam com ela. 

Foto de rawpixel.com disponível no Pexels.

Foto de rawpixel.com disponível no Pexels.

Para atender seus públicos de interesse e às necessidades da própria organização, sugerimos aprofundar o conhecimento do negócio para além da operação do dia a dia:

Compreender o cenário atual

Ampliar a visão sobre a realidade da organização, do mercado e dos clientes é fator chave para a construção de um posicionamento coerente e que gera valor.  Observar e conversar com pessoas dentro e fora do negócio apoia a ter mais consciência e cria uma base sólida para uma estratégia coerente.

Visão ampla de futuro

Ao reconhecer as potencialidades que vem da história viva da marca é possível oferecer o que ela tem de melhor para todos que se relacionam com ela. É a soma da essência da marca com o que o mercado e os clientes aspiram. Esse olhar de futuro apoia no entendimento da estrutura de portfólio e onde a organização quer colocar suas forças.

oqueebranding.jpg

Resultado não acontece apenas por intensidade 

Estratégia não é apenas planejamento, é execução também. Afinal, esperamos resultados de tempo, talento e recursos investidos. Para isso é importante ter em mente que é preciso ter consistência e constância nas ações

Não há uma ação isolada de comunicação, gestão de pessoas ou de vendas que fará com que o público confie ou compre de sua organização. É o acúmulo de pequenas ações interessadas nas equipes, no cliente e nos fornecedores que transforma uma organização. A estratégia ganha ainda mais força quando é compartilhada e conhecida por todos na empresa, pois surge à tona confiança para agir a partir da perspectiva da marca.


Na Valente, acreditamos que existe um espaço amplo de possibilidades para todo o negócio.Quer saber como podemos apoiar a sua estratégia de marketing? Fale com a gente.