O processo de transformação de uma marca

Foto do Gus Benke.

Foto do Gus Benke.

Fonte: Formação com base antroposófica do Programa Germinar.

Fonte: Formação com base antroposófica do Programa Germinar.

Quando uma marca percebe que alguma coisa não está andando bem ou que as metas não estão sendo alcançadas, chega-se à conclusão que é necessário mudar. Nem sempre se tem a clareza do que deve ser mudado, apenas que alguma mudança deve ocorrer. 

Ter uma visão mais ampla sobre o que está acontecendo hoje e onde se quer chegar é essencial antes de sair mudando toda a estratégia. Por isso, separamos um conteúdo que pode apoiar a construir uma situação apropriada para o desenvolvimento.

Diagnóstico da Realidade

Ao olhar para a realidade da marca, devemos entender a fundo o que está acontecendo por meio de observação e investigação. Aqui é importante separar os sintomas das causas. O que pode acontecer é que às vezes achamos que o problema está na falta de verba e o problema mesmo está na escolha dos canais adequados para a comunicação ou então que “o mercado está fraco”, mas mesmo na equipe interna não há compreensão da proposta de valor oferecida. Para o diagnóstico de realidade recomendamos dois olhares complementares, um quantitativo e outro qualitativo. 

Analisar o negócio de forma quantitativa passa por entender a parte mais palpável e racional, como por exemplo como estão os processos internos e os recursos disponíveis. É importante entender onde estamos.

Analisar o negócio de forma qualitativa envolve entender os aspecto mais sutis como a identidade e as relações. É necessário compreender como somos.

Da realidade para um novo caminho

Com uma imagem formada sobre como está a realidade é hora de entender o que devemos ou queremos mudar e como será o caminho para chegar lá. Aqui é preciso esclarecer que novos conhecimentos, atitudes e habilidades precisam ser aprendidos e adquiridos e que vão levar ao desenvolvimento do negócio. Esse caminhar pode contar com outras pessoas e áreas da empresa ou até fornecedores externos.

Visão de Futuro

Como queremos ser? Onde queremos estar? Como é esse futuro? Entender e visualizar como é esse futuro após o caminho percorrido nos apoia a entender os objetivos estratégicos e as intenções da mudança.

Quer criar espaços que permitem ampliar a visão sobre sua marca? Fale com a gente!

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