Quem envolver no planejamento estratégico de marca

A estratégia de branding aponta o caminho e a direção para ações do marketing, do comercial, influenciando o negócio como um todo. Sua elaboração pode envolver diferentes atores para discutir o momento presente da organização, desenhar a imagem de futuro almejada e o caminho de como chegar lá. Em geral, os gestores do negócio e profissionais estratégicos são corresponsáveis por este caminho de transformação do negócio, do marketing e da comunicação. 

Esses profissionais compõem o que chamamos aqui na Valente de Grupo Gestor do projeto de branding e são pessoas que vão acompanhar as reuniões colaborativas de validação de caminhos, co-criação e alinhamento de estratégia. 

Esse grupo pode ser visto como o “Dono do Processo” e tem a missão de trazer a visão do negócio para a mesa e também de apoiar a multiplicação da nova estratégia em formação com os “Agentes de Mudança” ou “Game Changers” - pessoas responsáveis em motivar, dar vida e até operacionalizar parte das decisões tomadas durante um planejamento estratégico de marca. 

A formação de um grupo gestor possibilita que mais pessoas estejam envolvidas no processo de branding e possam ser co-responsáveis em tornar o propósito da marca vivo na organização ao compartilhar com seus times específicos. Além disso, a implementação ganha força se essas pessoas tiverem autonomia para tomar decisões no dia a dia. É interessante também levar em conta a multidisciplinariedade do grupo pois ter diversidade amplia o pulso no mercado, somando os conhecimentos de cada área do negócio.

Aqui na Valente trabalhamos com uma metodologia colaborativa pois percebemos ao longo do tempo que os resultados são melhores quando a tomada de decisão soma técnica de branding com a vivência dos profissionais. Quando há um envolvimento e uma coesão nesse grupo gestor é possível alcançar transformações que fazem sentido para aqueles que fazem o negócio acontecer. 

Quer saber como podemos apoiar a sua estratégia de marketing? Fale com a gente.