Planejando na Incerteza

Foto de Anna Shvets disponível no Pexels.

Um bom planejamento parece um subproduto natural de quando estruturamos a estratégia do negócio ou da marca. E nos tempos modernos, a impermanência do mundo tem ficado bastante evidente e as mudanças à nossa volta têm tido grandes impactos em muitos negócios. 

Para algumas empresas, seguir um planejamento anterior parece loucura tendo em vista os cenários altamente mutantes, mas por outro lado também parece complicado prever as necessidades do mundo nas próximas semanas, meses ou até ano.

Foto do Gus Benke.

Foto do Gus Benke.

Planejar em cenários de incerteza requer visão ampla de futuro, abertura e a execução requer resiliência e flexibilidade.

Se pararmos para pensar mais a fundo, a incerteza ronda todos os cenários, sejam eles pandêmicos, políticos ou econômicos. Afinal, estes mesmos cenários são prospectivos e sofrem influências de diversos fatores, muitos deles não controláveis por parte da organização. É importante lembrar que os planejamentos são como um guia, uma estrutura que dá base para podermos seguir com as ações, e que eles não estão escritos em pedra (ou pelo menos não deveriam estar). 

O realizado muda o planejado. Se as coisas não saem conforme o previsto esse mês, adaptamos o plano para o mês seguinte. É como se planejássemos uma viagem, temos um roteiro que é um guia geral, mas se algum inesperado acontece, se chove por exemplo, mudamos o roteiro. Não há uma obrigatoriedade de cumprimento ao pé da letra, assim como no planejamento de um negócio.

Ter flexibilidade e adaptabilidade é como um músculo que precisa ser exercitado para que o negócio continue a atender as necessidades do mundo agora e no futuro. 

É claro que é importante ter consistência nas ações, e ser flexível não significa parar de ser consistente. 

O importante aqui é não perder de vista o que é fundamental e essencial para o negócio: como seus dons e talentos atendem às necessidades mutantes do mundo.

A boa notícia é que junto desse cenário altamente mutável surge também uma possível habilidade de cooperação e uma visão de comunidade. A ansiedade para adequar o negócio às bases preliminares do planejamento pode acontecer, e é nesse momento que podemos abrir conversas internas, com parceiros e clientes que podem apoiar a ampliar a visão e incentivar a abertura diante de tantas mudanças. 

NA VALENTE ACREDITAMOS QUE EXISTE UM ESPAÇO AMPLO DE POSSIBILIDADE PARA TODOS OS NEGÓCIOS. PRECISANDO DE AJUDA [ARA AMPLIAR SUA VISÃO, FALE COM A GENTE.

Veja mais

Uma bússola para a cultura organizacional

Atividade base - como atualizar os produtos e serviços nesse tempo que vivemos?

Como os negócios podem apoiar os momentos de mundo

Reconhecendo dons e talentos do negócio