Minha estratégia de comunicação não funciona porque tudo muda muito rápido

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As mudanças estão por todo lado e quando se fala em empresas e sua forma de se comunicar isso é ainda mais acelerado. Acompanhamos alguns anos de aumento da renda do brasileiro e vimos crescer a força da compra on-line, estacionamos num período de crise e então vivemos uma desaceleração da economia, queda nas vendas, juros crescentes. Ufa, quanta coisa!

No marketing sem acompanhamento desses movimentos, sem foco ou análise de indicadores isso tem consequências graves. A empresa muda a mídia, a mensagem e até o valor investido, mas não vê os resultados mudarem. Participamos de um bate-papo que tinha como tema a mensuração de resultados e levantamos algumas conclusões sobre o tema. Compartilhamos as três mais importantes aqui:

  1. AS EMPRESAS NÃO TÊM CLAREZA DE SUAS METAS. A maioria das empresas ainda não mede seus resultados. Medir leva a estabelecer boas metas, mas também exige disciplina e dedicação periódica e isso é um desafio quando se é empresário.

  2. MUITAS CURTIDAS E POUCA VENDA. Hoje falasse muito que a internet pode nos ajudar a medir os resultados, mas não se pode deixar de lado os outros números também. De que adianta saber quantos fãs tem o seu facebook se não tiver medindo a frequência do cliente na sua loja por exemplo?

  3. MELHOR MESMO É COMEÇAR SIMPLES. Trabalhar com menos indicadores e metas no início pode ajudar. Falou-se muito nessa conversa em começar de forma objetiva, ter indicadores simples como um  painel de carro. Você tem apenas o essencial ali para te ajudar a tomar as decisões.

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Como acertar o alvo em movimento?

A informação vem de todos os lados, mas isso não significa que seja fácil trabalhar com elas, é preciso uma dedicação. Você pode começar medindo coisas em casa como:

  1. O nível de satisfação do seu cliente por meio de uma ligação;

  2. O número de vezes que ele compra da sua empresa;

  3. Quantos clientes novos procuram seu negócio em numa semana

  4. Acrescentar seu faturamento para ver se tem relação com o atendimento

Com a prática desse processo, você vai ficando mais familiarizado com o alvo e seu movimento. O alvo continua a se mexer, mas sabendo como ele se comporta, você poderá tomar decisões mais conscientes sobre onde investir os esforços de seu marketing.


Lidianne Hupfer