Como o Branding apoia negócios B2B?
É muito comum o branding ser associado a marcas de varejo e consumo, no entanto cuidar da marca também é essencial para negócios que vendem para outros negócios.
Em geral escutamos que as vendas no B2B são mais racionais, frias e que há um menor envolvimento emocional na hora da compra. Independente dos critérios de escolha, a reputação e a imagem da empresa continuam sendo fundamentais para a sustentabilidade do negócio e o branding passa justamente por esses pontos.
As vendas no B2B podem ter um tempo mais longo até a compra efetiva, muitas delas são vendas técnicas que exigem um período mais extenso de negociação. Um processo de branding vai entender e gerir o relacionamento e a experiência do cliente em todos os pontos de contato a partir da essência da marca, para mantê-lo conectado durante as etapas de sua jornada de compra. Além disso, a partir desse mesmo processo é possível organizar o portfólio de produtos e serviços, além dos canais que melhor podem atender às necessidades dos clientes e do negócio.
Todas essas entregas partem de um posicionamento que deve ser construído a partir de um autoconhecimento da própria organização, do seu mercado e das pessoas envolvidas. Para reconhecer a essência da marca, sugerimos relembrar o que motivou a criação da empresa e o que mantém os colaboradores trabalhando lá. Ao aprofundar o conhecimento das motivações de cada um dos públicos envolvidos com a marca é possível compreender as fortalezas da organização e também o que pode ser melhor.
O Branding oferece direção e sentido para todos os envolvidos com a marca e no B2B essa transformação impulsiona resultados desde a identidade até os processos.
Ao confiar no posicionamento, na história e na personalidade que existe na empresa é possível fazer negócios com quem acredita no que você acredita e isso gera uma prosperidade natural. Essa prosperidade vai além de só vender mais, é envolver e engajar todas as pessoas envolvidas com o negócio através de um propósito que guia todos em um mesmo sentido.
Na Valente acreditamos que existe um espaço amplo de possibilidades para todo o negócio. Quer conversar sobre Branding? Fale com a gente.