Como o Branding apoia negócios B2B?

Foto do Gus Benke.

É muito comum o branding ser associado a marcas de varejo e consumo, no entanto cuidar da marca também é essencial para negócios que vendem para outros negócios.

Em geral escutamos que as vendas no B2B são mais racionais, frias e que há um menor envolvimento emocional na hora da compra. Independente dos critérios de escolha, a reputação e a imagem da empresa continuam sendo fundamentais para a sustentabilidade do negócio e o branding passa justamente por esses pontos.

As vendas no B2B podem ter um tempo mais longo até a compra efetiva, muitas delas são vendas técnicas que exigem um período mais extenso de negociação. Um processo de branding vai entender e gerir o relacionamento e a experiência do cliente em todos os pontos de contato a partir da essência da marca, para mantê-lo conectado durante as etapas de sua jornada de compra. Além disso, a partir desse mesmo processo é possível organizar o portfólio de produtos e serviços, além dos canais que melhor podem atender às necessidades dos clientes e do negócio.

Todas essas entregas partem de um posicionamento que deve ser construído a partir de um autoconhecimento da própria organização, do seu mercado e das pessoas envolvidas. Para reconhecer a essência da marca, sugerimos relembrar o que motivou a criação da empresa e o que mantém os colaboradores trabalhando lá. Ao aprofundar o conhecimento das motivações de cada um dos públicos envolvidos com a marca é possível compreender as fortalezas da organização e também o que pode ser melhor.

O Branding oferece direção e sentido para todos os envolvidos com a marca e no B2B essa transformação impulsiona resultados desde a identidade até os processos.

Ao confiar no posicionamento, na história e na personalidade que existe na empresa é possível fazer negócios com quem acredita no que você acredita e isso gera uma prosperidade natural. Essa prosperidade vai além de só vender mais, é envolver e engajar todas as pessoas envolvidas com o negócio através de um propósito que guia todos em um mesmo sentido.

Na Valente acreditamos que existe um espaço amplo de possibilidades para todo o negócio. Quer conversar sobre Branding? Fale com a gente.

Veja alguns cases de B2B da Valente:

DETZEL

A Detzel é uma empresa especializada em planejamento e gestão ambiental que atende organizações públicas, privadas e do terceiro setor. O projeto de branding nasceu de um desejo de ampliar o número de clientes na iniciativa privada e profissionalizar a exposição da Detzel entre seus públicos de interesse. Leia mais >

EQUIPLANO

A Equiplano Sistemas desenvolve soluções tecnológicas voltadas para a administração pública. A empresa identificou que estava na hora de construir uma nova visão organizacional, formar uma imagem comum de futuro a partir de seu time. Leia mais >

PITLAK

A Pitlak tem operações na área de panificação e confeitaria distribuindo seus produtos para outros negócios em todo Brasil. Com o crescimento da área de food service, a Pitlak percebeu a importância de estruturar seu posicionamento de marca. Leia mais >

CONTABILISTA

A Contabilista há 35 anos participa da vida de empresas dos mais diversos segmentos com uma linha completa de produtos necessários ao dia a dia de trabalho. O projeto de Branding nasceu da necessidade de reposicionar a marca para atualizá-la e evidenciar o foco de atuação. Leia mais >