Florescer é cíclico

Foto de 2013

Foto de 2013

Foto de 2009.

Foto de 2009.

Celebramos 16 anos de Valente e vemos nesse 7 de maio uma oportunidade para honrar a jornada e lembrar das qualidades que podemos seguir cultivando nas horas de nossas vidas que oferecemos a esse negócio. 

A principal dessas qualidades é a paciência.

Primeiramente conosco, porque estamos inseridos num sistema complexo que criamos enquanto grupo social e que está sempre em transformação. Se olharmos com paciência para nós mesmos, o esperado resultado de nossas ações ganha uma folga diante do relógio e podemos agir mais livres das tensões. Se queremos um mundo próspero, consciente e saudável para os filhos e netos de todos, temos a oportunidade de andar um pouco mais atentos à qualidade da paciência. 

É claro que temos a liberdade de fazer algum esforço, mas podemos estar atentos para que não seja nem pouco, nem muito. Parece contraditório para o mercado agir assim, mas precisamos saber: estamos em meio à evolução do capitalismo. Em todas partes do mundo já encontramos métodos que vão redefinir o sucesso dos negócios e isso pede espaço e tempo para ser testado.

Em 2005 nossas perguntas sobre ser uma empresa eram assim: 

“Quem pode nos apresentar clientes? Quando a Coca-Cola vai nos ligar? Como fazer o sucesso chegar rápido? Quando vamos ter um pró-labore de encher os olhos?”

Essas questões (e outras amadurecidas com o passar do tempo) nos ajudaram a abrir esse espaço. Foi essencial nos conhecer, nos frustrar, ter êxitos e alegrias, escrevendo capítulos de aprendizagem no pequeno livro que chamamos de Valente, na imensidão que é esse mundo de mais de 125 milhões de empresas, segundo o Banco Mundial.

O amadurecimento é resultado de nosso contato com as experiências todas. Se lembrarmos disso, a paciência naturalmente surge e vamos avançando com perguntas cada vez mais amplas. 

Agradecemos a cada pessoa e vivência que encontramos e que ajudam a melhorar as perguntas de nossa experiência chamada Valente.


Veja mais:

O que é a nova economia?

Organizações atuando em rede

Tempo de transformação nos negócios: zona de conforto, aprendizado e pânico

Somos jovens: 14 anos de Valente