Organizações atuando em rede

Imagem do LinkedIn Sales Navigator disponível no Pexels.

Imagem do LinkedIn Sales Navigator disponível no Pexels.

A atuação em rede não é novidade. Nós participamos de diversas redes desde cedo, seja a família, escola, amigos, condomínio, etc. À medida que crescemos vamos nos envolvendo com redes que tenham mais significado para nós, nos vinculando, criando relações, colaborando, trocando experiências e aprendizados.

Vemos que esses vínculos se tornam mais fortes quando nos relacionamos com outras pessoas ou entidades que têm vivências e visões de mundo similares. Quando há uma crença, um tema ou um problema em comum, as redes se formam e ganham vida.

Na prática é difícil separar e traçar uma linha de divisão clara entre essas redes, pois elas são sistemas abertos. O fato é que somos Interligados e interdependentes de alguma forma, quer a gente enxergue isto ou não. 

Para os negócios, estar em rede significa estabelecer vínculos, trocar, colaborar e gerar oportunidades de aprendizagem coletiva.

Em meio aos diferentes desafios que estamos passando como sociedade e mundo, quando optamos por atuar em rede, seja ela qual for, nosso olhar se abre para o que surge além da própria organização em que atuamos. 

 A visão se amplia e passamos justamente a entender que temos um ecossistema do qual fazemos parte e interdependemos. A intenção de ver a sociedade em uma situação mais desejável mobiliza a ação em grupo. A partir disso as possibilidades de se lidar com qualquer questão se expandem e surgem soluções de ação conjunta para a criação de cenários mais prósperos para todos.

Na Valente acreditamos que a visão de prosperidade compartilhada transforma as empresas. Motivadas por esta visão, em breve compartilharemos uma oportunidade de processo de Branding em Teia, reunindo pessoas e organizações dispostas a ampliarem a ação das marcas em um rumo mais consciente. 

Se interessou? Fale com a gente.

Veja mais:

Como os negócios podem apoiar os momentos do mundo

O que é a nova economia?

Prosperidade além de números

Tempo de transformação nos negócios