Atividade base - Como atualizar os produtos e serviços nesse tempo que vivemos?

Foto de Kaique Rocha no Pexels

Foto de Kaique Rocha no Pexels

O termo atividade base geralmente é usado para descrever a parte central da entrega de uma organização. Sua categoria, seu core business e as paridades ou características em comum que ela compartilha com outras organizações fazem parte do hall de palavras que descreve a atividade base.

Ainda que seja uma parte importante da materialização das habilidades de uma iniciativa, a atividade base de todas as organizações segue se transformando dia após dia. A vontade humana por si tem o poder de aprimorar tudo o que surge e isso gera tecnologia, inovação, desenvolvimento social e acesso à informação, possibilitando que a atividade base seja revisitada constantemente.

Muitas vezes somos acometidos por uma sensação incômoda com as mudanças, sofremos pelo que falta, por descontinuidades do que acreditávamos que iria crescer, pelas expectativas que não se realizaram e isso é normal. É como se fosse interrompido um fluxo que acreditávamos estar levando a algum lugar. Mas esse incômodo carrega em si também a potência que desperta para melhorias e que surge fortemente nesse tempo em que estamos vivendo, em meio a pandemia de COVID-19.

Deixamos aqui algumas perguntas norteadoras para revisitar sua atividade base:

  • Que dons, talentos e diferenciação apoiaram sua organização a nascer? 

  • Que dores surgiram com a pandemia para seus produtos e serviços? O que poderia ser melhor? (listar as 5 principais)

  • Que dores e necessidades novas surgiram para seus clientes com a pandemia? (listar as 5 principais)

  • O que pode ser criado ou elevado nessa atividade base que é valor para esse cliente?

  • O que pode ser eliminado ou reduzido nessa entrega que não representa mais tanto valor?

Essas perguntas apoiam não apenas o tempo pandêmico, mas todo o movimento das organizações. A atividade base de táxis, por exemplo, se alterou muito desde 2009 com a chegada do Uber. Os bancos, com a chegada da tecnologia e dos celulares. As redes de varejo com o advento da internet e popularização do e-commerce. A mudança sempre esteve aí, o que parece agora é que podemos olhá-la de frente, entendendo que ela é favorável e pode ser olhada com tranquilidade quando há consciência sobre os movimentos. 

A Valente apoia as organizações a olharem sua atividade base, diferenciação e posicionamento de marca. Se quiser conversar mais sobre esses temas, entre em contato com a gente!

Veja mais:

A qual categoria sua marca pertence?

Como transformar o seu negócio a partir de paridade e diferenciação

Como os negócios podem apoiar os momentos do mundo

Quantos anos sua empresa quer viver?