Quantos anos sua empresa quer viver?

Foto de Anastasia Shuraeva disponível no Pexels.

Foto de Anastasia Shuraeva disponível no Pexels.

Um negócio considerado viável é aquele que encontrou o ponto de equilíbrio entre o investimento e o retorno do capital, certo? Uma performance econômica viável traz indícios de que sua proposta de valor é atrativa para quem consome seus produtos e serviços e que está conseguindo fechar a conta no final do mês com uma certa vantagem. Mas como entender se ele é sustentável no longo prazo? 

Para ser sustentável é importante cuidar da viabilidade financeira, mas também de outros aspectos. Partindo de um produto ou serviço que gere caixa e resultados, a organização vai desenvolver também a capacidade de levar mensuração a um nível que envolve questões mais amplas do que apenas resultado financeiro e isso não é necessariamente um segundo passo, esse cuidado pode acontecer desde o dia 1 da empresa.

As companhias longevas desse tempo, vão abrir espaço para atuar num grande conjunto de aspectos intangíveis que inclui a saúde mental e física de suas equipes, a sustentabilidade da comunidade maior que inclui vizinhos, fornecedores, seus pares e todas as pessoas impactadas por sua ação. Elas reconhecem a interdependência: fazem parte desse todo. 

Estas práticas de consciência e desenvolvimento, incluem os negócios como agentes de transformação que geram prosperidade compartilhada de longo prazo (mesmo quando são negócios pequenos). 

Já é realidade que negócios que se enxergam e atuam assim são mais estáveis financeiramente, têm vida mais longa e são admirados e escolhidos pelos melhores profissionais. 

Quer melhor branding do que esse? A comunicação, o tom de voz e a identidade visual passam a ser vistas como uma parte importante, mas são um reflexo de uma atitude de marca cultivada por todos que se relacionam com ela. Surge uma estabilidade do departamento de gestão da marca.

Algumas poucas perguntas para um checkup de saúde e longevidade organizacional:

  • Quais os benefícios que geramos para nossa longevidade e de toda nossa rede?

  • Como estão sendo destinados os recursos de reinvestimento do negócio?

  • Como estamos envolvendo as pessoas na melhoria dos processos?

  • Qual o clima que queremos cultivar e o que temos feito para isso?

  • Quais inegociáveis e crenças são compartilhados entre todos que fazem parte? 


Quando há gestores fazendo essas perguntas nos times, há que se celebrar! 

É como se o lugar em que ela opera ganhasse um aliado no desenvolvimento. Abre-se a oportunidade para viabilidade e sustentabilidade de iniciativas e famílias à sua volta. Vida longa e contentamento ganham espaço na caminhada.

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