Por que monitorar as tendências de mercado?

Foto do Gus Benke.

Foto do Gus Benke.

Do ponto de vista estratégico parece fazer sentido olhar tendências de mercado, afinal conhecendo quais correntes estão influenciando a cultura e o comportamento das pessoas, fica mais fácil entender os desejos e aspirações dos clientes. Porém nem todas as tendências parecem fáceis de ser digeridas e de serem transformadas em ações concretas.

As tendências nos apoiam a ver para onde o mercado está indo e podem nos abrir para um cenário mais amplo de futuro, cheio de oportunidades. 

Para alguns mercados essas mudanças acontecem em uma velocidade grande, em alguns outros as coisas parecem não mudar tanto, mas o fato é que o cenário sempre muda.

Por exemplo, o mercado de cosméticos tende a acompanhar o que acontece no mercado alimentício. Ingredientes e tendências que fazem sucesso quando falamos de comida podem ser observados na indústria de beleza depois de um tempo, como as ondas de alimentos e cosméticos naturais e orgânicos, ingredientes como abacate, claims como livre de crueldade e até benefícios como probióticos. 

Existem diversas organizações dedicadas a entender e monitorar as tendências globais, locais e até de cada segmento. A JWT Intelligence por exemplo lança um relatório anual em inglês com 100 tendências para o próximo ano em diversos segmentos e em 2022 não foi diferente

As tendências retratam movimentos surgidos que tendem a ganhar força. Elas servem mais como um guia sobre quais mudanças estão acontecendo e quais podem vir a se consolidar quando falamos de comportamento e relações humanas.

Com o cenário de pandemia, muitas das macro tendências que já vinham se desdobrando ao longo de muitos anos se consolidaram. Algumas outras mudaram e tomaram outra direção. Tanto que a própria JWT lançou um relatório falando das alterações e impactos desse novo cenário nas tendências para o futuro. Outras organizações que monitoram tendências também seguiram o mesmo caminho, como o Trendwatching e a Mintel

Algumas tendências que já estavam rondando antes como novos formatos de trabalho e home office por exemplo, se consolidaram em um cenário de quarentena e isolamento social e possivelmente vão continuar fortes em um cenário pós pandemia.

Quando olhamos de forma mais ampla  para as tendências, para o mercado e para o próprio negócio é possível compreender os movimentos condizentes ao propósito da organização.

O importante é não perder de vista o que é fundamental e essencial para o negócio: como seus dons e talentos atendem às necessidades mutantes do mundo.

Na Valente, acreditamos que todo negócio pode se posicionar de maneira a ampliar suas oportunidades. Quer saber como podemos apoiar a sua estratégia de marketing? Fale com a gente.

Veja mais

Megatendências e as organizações

Quanto maior a sua organização, maior a sua comunidade

Planejando na Incerteza