Temperança em meio às mudanças

Foto por Gus Benke.

Foto por Gus Benke.

Desde a chegada da COVID-19 temos visto um cenário de muitas adaptações, informações e transformações para toda e qualquer organização de pessoas no mundo. Para os negócios é um desafio de curto, médio e longo prazo. 

Ouvimos muitos especialistas falando de transformar crise em oportunidade, muitas iniciativas de marcas querendo apoiar as pessoas e fazer o bem e também muitas outras que estão correndo contra o relógio para salvar seus negócios.

Achamos importante lembrar que a mudança sempre esteve presente no mundo. Semana a semana, ano a ano desafios já estavam presentes. Um leão por dia como dizem. Ora é um produto que muda, um gestor que sai por conseguir uma oportunidade em outra empresa, uma implantação de linha de produção nova, um requisito novo do governo… 

Nesse momento em que as mudanças estão por toda parte e o desafio é mais amplo, acreditamos que a oportunidade está em mudar o nosso olhar. 

O convite que fazemos é:

Olhe de novo e tente não fazer movimentos bruscos, se o seu negócio permitir.

Cada organização deve fazer o que sentir que é importante.

1_4956302043795947649.png

Sugerimos olhar para a organização a partir da figura ao lado e se perguntar:

  • Como estão as necessidades do mundo que circundam minha organização? Clientes, parceiros, colaboradores, fornecedores? 

  • Como estamos usando os dons e talentos da empresa nesse momento?

     

Olhando para essas duas respostas podemos então seguir com uma terceira:

  • O que é realmente importante ser cuidado agora? 

Essa resposta deve ser seu foco nesse momento. Um passo de cada vez. 

Quando não houver uma clareza de que estamos diante de uma boa decisão, sugerimos respirar, pausar e abrir espaço para que outras respostas surjam. As necessidades do mundo estão em movimento nesse momento e vão continuar a se transformar nos próximos tempos.

A boa notícia é que junto desse cenário altamente mutável surge também uma possível habilidade de cooperação e uma visão de comunidade. A ansiedade para adequar o negócio para os novos cenários pode surgir, mas as conversas internas e com parceiros pode ajudar a formar uma imagem mais ampla antes de partir para a ação. 

Na Valente acreditamos que existe um espaço amplo de possibilidade para todos os negócios. Precisando de apoio nesse tempo, fale com a gente.

Veja mais:

Propósito para reduzir a ansiedade

Reconhecendo os dons e talentos do seu negócio

Impermanência nos negócios

Planejando na incerteza