Quanto maior a organização, maior sua comunidade

Foto do Gus Benke.

Foto do Gus Benke.

Falamos muito por aqui que gerir uma marca nos dias de hoje não é apenas gerir sua comunicação. Também não se trata da declaração de missão, visão e valores, nem do propósito escrito. Os casos de más condutas de empresas, sempre constantes na mídia, nos mostram que é necessário levar esses valores para a prática e mais do que isso, entender como suas ações impactam sua comunidade.

Vivemos um tempo em que é inegociável cultivar a harmonia da organização com seu meio. As empresas são parte de uma comunidade MAIS AMPLA.

Não se trata de um antídoto, mas de um olhar apreciativo mais firme que favorece essa harmonia com a comunidade em que essa marca está inserida. Isso significa que a tomada de decisão dos gestores sobre todos os assuntos da empresa precisa ter como motivação sua visão de mundo e o bem estar dessa comunidade que faz parte. A consequência dessa ação mais ponderada, consciente e menos ansiosa por resultados de curto prazo é a própria prosperidade para os negócios.

Teremos menos necessidade de um profissional especializado em gestão de crises se reduzirmos as possibilidades de crise.

Ao desenvolver uma visão mais ampla sobre o papel do negócio no mundo, as empresas podem se ver como parte integrante de um ecossistema maior, em que todos seus integrantes interdependem uns dos outros. A consciência de todos sobre os valores e inegociáveis da marca também precisa ser nutrida e isso é possível quando a empresa consegue olhar pra si, para as pessoas que fazem com que ela aconteça (clientes, colaboradores e parceiros) e para outras empresas que fazem parte dessa comunidade.

Uma vez ouvimos numa palestra a seguinte frase: “em mercados maduros, empresas similares conversam, se apoiam, tomam café”. Entender que estamos todos em um mesmo barco, em uma mesma grande comunidade, pode apoiar os negócios a manter relações mais saudáveis com todos os seus públicos.

Importante dizer que empresas conhecedoras de seus valores também podem passar por dificuldades, mas ao conhecerem seus inegociáveis, seus valores e o seu papel na relação com seus públicos, fica muito mais fácil saber como seguir.

Na Valente apoiamos as organizações a ampliarem sua visão, gerarem prosperidade a partir dessa harmonia com mercado e clientes. Vamos olhar as vantagens competitivas e os dons e talentos que constróem uma forma apreciativa de construir marca.

Quer saber como podemos apoiar a ampliar sua visão sobre estratégia de marca? Fale com a gente.

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