Escuta ativa e apreciativa

Foto do Gus Benke.

Foto do Gus Benke.

 É possível que você já tenha escutado falar desse tema como uma forma para melhorar a comunicação na vida pessoal ou profissional. Os benefícios desse tipo de escuta são amplos e vão além de apenas melhorar a comunicação.

A escuta ativa e apreciativa envolve escutar de forma a tentar verdadeiramente entender os outros e ao mesmo tempo honrar sua história e pontos de vista. Essa é uma prática que parte de dar mais espaço para as interações, ter mais empatia, escutar mais e se interessar genuinamente pelo outro.

 É uma forma de interação que cria diálogos mais construtivos, gerando entendimento mútuo e construindo cenários mais favoráveis para todos. Esse tipo de escuta também é a base para chegar em um território comum, justamente porque abre espaço para a colaboração e o trabalho em equipe, formando relações saudáveis. 

Quando escutamos de forma ativa e com apreciação pela história e vivência de todos os que estão envolvidos com o negócio, a inteligência se torna coletiva, ampliando as possibilidades da organização. Por exemplo, quando oferecemos aos clientes de uma marca a escuta ativa, certamente estaremos mais conectados às suas necessidades, compreendendo com nossos dons e talentos podem melhor atendê-los. Assim sua marca ganha relevância e todos são beneficiados. 

A Valente trabalha com uma metodologia colaborativa que tem este fio da escuta ativa e apreciativa. Cada história, cada contribuição tem seu papel na construção de um propósito genuíno e que alimenta outras novas possibilidades a frente. 

Quer saber como podemos apoiar a sua estratégia de marketing? Fale com a gente.

 

Veja mais:

O que é a nova economia?

Cliente não é só quem compra

Qual o propósito do seu negócio?

Colocando ideias no mundo: consentimento vs consenso