As pontes de conexão das pessoas com seus trabalhos

Foto de RODNAE Productions disponível no Pexels.

Não é de hoje que o trabalho ocupa uma parte significativa de nossas vidas. Ouvimos falar da importância em encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional para garantir uma vida saudável e feliz.

A relação das pessoas com o trabalho tem mudado nos últimos tempos e hoje surgem expectativas e vontades diferentes das gerações anteriores. 

Cada vez mais, as pessoas buscam trabalhos que não apenas ofereçam uma remuneração adequada, mas um trabalho que ofereça outras possibilidades de conexão para além da questão financeira apenas. 

Com base na visão antroposófica, vemos quatro pontes sendo estabelecidas na relação das pessoas com as organizações, favorecendo a construção das conexões. São elas: 

Ponte da Segurança

Se estabelece quando há uma remuneração adequada pelo trabalho e também quando se gera confiança com a estabilidade da sua posição na empresa. Além disso, se os recursos materiais colocados à disposição são adequados para o desempenho daquela função.

Ponte da Dedicação

Se estabelece quando há oportunidade de utilizar as habilidades e o potencial do profissional de forma coerente. A dedicação se amplia quando o profissional percebe a confiança na sua habilidade de entrega.

Ponte da Motivação

Surge quando o profissional se sente bem no clima da empresa, encontra espaço e situações em que se percebe considerado como ser humano e consegue se expressar e ser ouvido e acolhido. Quando temos boas relações com os colegas de trabalho e um clima agradável para realizar as atividades, surge a sensação de pertencimento ao grupo.

 Ponte da Identificação

Esta ponte se estabelece quando existe afinidade entre a essência do indivíduo e a identidade da empresa. É quando a pessoa se identifica com os valores, a cultura e a missão da empresa e sente que está cumprindo a sua própria missão de vida através do trabalho.

Idealmente queremos que todas essas pontes estejam bem estabelecidas com apenas um trabalho. Quando alguma delas não vai bem, tendemos a procurar satisfazer essas necessidades de alguma outra forma, em geral, formando algum outro tipo de relação, como por exemplo:

·   um segundo emprego ou “bico” que gere renda adicional,

·   um hobbie que possa desenvolver uma habilidade que temos excelência,

·   um grupo de amigos em que nos sentimos bem ou

·   um trabalho voluntário que atenda a uma causa que nos identificamos.

 

Como estão as suas 4 pontes no seu trabalho atual?

Como o seu negócio pode cuidar de cada uma das pontes com seu time?

Ao compreender melhor a nossa própria relação com o trabalho, ampliamos nossa visão para que o negócio em que atuamos possa reconhecer e oferecer melhores possibilidades em cada uma destas pontes. 

Na Valente acreditamos que é possível encontrar um caminho de satisfação pessoal e profissional em nossos trabalhos, trazendo benefícios para todos os envolvidos.

Quer conversar sobre como estabelecer melhores pontes de sua marca com seus públicos?  Fale com a gente.  

 
Fonte: Formação com base antroposófica do Programa Germinar.


Veja mais:

Seu negócio acompanha as mudanças?

Em qual fase sua organização está?

Crença organizacional: o exercício de colocar algo vivo no papel