Para que serve um plano de negócio?

Ter um plano de negócio antes de iniciar as atividades ou lançar um novo produto é recomendado para todo empreendimento. Diz-se que ao descrever detalhadamente uma dessas oportunidades, seria mais fácil prever seu futuro, o payback e a longevidade. 

O que passa é que logo nos primeiros meses a realidade em geral se sobrepõe ao planejado e as experiências do dia a dia vão ganhando o espaço daquilo que tínhamos descrito em teoria.


Mas então ter um plano de negócios não serviu de nada? Vamos ignorar sua existência?

Na Valente acreditamos que tanto um plano inicial de negócios quanto os estudos estratégicos de marca que oferecemos seguirão ao longo da vida de um negócio podem ampliar a visão sobre a oportunidade e mitigar os riscos do investimento de tempo, talento ou tesouro. Ao planejar não ficamos isentos de desafios, mas mais seguros para avançar. 

E como manter viva essa visão no negócio? 

Podemos revisitar a relevância do negócio monitorando 3 frentes:

Informações do negócio - são os números que podemos monitorar em casa: vendas, recompras, clientes novos, avaliações internas e externas, práticas corporativas, cultura.

Informações do mercado - paridade, diferenciação, novos produtos da categoria, modelos de negócio, portfólio de empresas similares, linguagem verbal e visual e demais aspectos.

Informações sobre as pessoas - Tendências e comportamentos daqueles que consideramos clientes, dúvidas no PDV, reclamações, turnover, meses de baixa ou de alta, momentos de compra, relevância da comunicação e por aí vai. 

 Tríade que gera longevidade e performance de negócio

Seja com indicadores ou informações simples, essa tríade de empresa, mercado e pessoas é a base que olhamos num projeto de branding e que poderemos olhar constantemente. Uma base que gera oportunidade de fazer boas e verdadeiras perguntas que apoiem a renovação de olhar, resultados e também direção estratégica do negócio e da marca ao longo da sua vida.


Quer conversar sobre como ampliar a visão do seu negócio? Fale com a gente.

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