Como a estratégia de portfólio pode apoiar o negócio?

Foto do Gus Benke.

É muito comum que em determinadas fases de suas histórias, as empresas lancem novos produtos e serviços. Em geral isso acontece quando o negócio nasce e quando surgem novas oportunidades e com o passar do tempo mais produtos e serviços vão sendo somados ao portfólio.

Ter clareza do papel de cada um dos produtos na estratégia global da empresa pode trazer mais consciência para as decisões do dia a dia além de fortalecer a marca como um todo.

Os produtos são a materialização da crença do negócio, mas nem todos têm (ou deveriam ter) a mesma função. Alguns produtos apoiam a pagar as contas de estrutura da empresa, outros ajudam a atender mais categorias ou mercados, apoiam a fechar mais negócios, e outros podem apoiar a financiar outros projetos internos. Ainda, tem os produtos pelos quais a empresa quer ser reconhecida, onde seu posicionamento se materializa.

Como  por exemplo uma padaria que vende pão francês para "chamar" os clientes, mas que também vende frios e doces. Todos esses produtos são importantes e se houver um equilíbrio saudável na estratégia de portfólio, é possível que os resultados também estejam acompanhando.

Ampliar a visão sobre esses papéis e como eles se relacionam com a estratégia do negócio, apoiam na saudabilidade da marca. Ao conhecer quais os seus valores, o seu posicionamento e como o negócio e suas marcas atendem seus clientes, fica muito mais fácil de saber para onde ir.

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