A nova economia começa pelo corpo

Foto do Gus Benke.

Foto do Gus Benke.

Já falamos sobre o livro no qual a Joanna Macy explica a Grande Virada que para nós retrata essa nova economia que estamos construindo aos poucos. Esse texto pode ser visto como uma continuação e também um ponto de partida.

Para desenvolver um olhar de nova economia, precisamos começar a desenvolver uma visão aguçada sobre nós mesmos em nossos diferentes papéis: seres humanos, profissionais, pais, etc., e como temos cuidado do equilíbrio entre estes papéis. O olhar interno funciona como um termômetro que nos permite reconhecer como nos percebemos e atuamos na vida e nos negócios em que estamos envolvidos. 

Para começar pelo corpo é importante trazer atenção para aspectos palpáveis, que cultivados dia após dia, trarão benefícios sutis em nossos pensamentos, falas e ações. 

Trazemos aqui algumas afirmações que podem te ajudar a rapidamente escanear  como você tem gerido a relação com seu corpo:

  • É importante criar espaços e rotina para alimentar-se e escolher bons alimentos.

  • Dormir o suficiente para o corpo descansar e recarregar as energias transforma a qualidade da atenção que temos aos desafios e às pessoas.

  • Ter momentos para não ser produtivo - desligar-se das tarefas - favorece o surgimento de ponderação para as decisões.

  • Criar uma rotina de alongamentos e exercício do corpo reforça a imunidade e reduz a ansiedade que adquirimos com a vida tecnológica.

  • Meditar abre um espaço entre as ações automáticas e torna a tomada de decisão mais clara e consciente.

A transição para a nova economia parte desse mesmo princípio de cuidado com a saúde física e mental individual: não sobrecarregar as atividades do corpo e da mente. Ao cuidarmos de nós mesmos faz mais sentido cuidar dos negócios e de tudo que envolve esse processo de gestão.

Quando nutrimos uma visão mais consciente em nós, é possível começar uma transformação similar no mundo à nossa volta. Isso é bom para nós, para as pessoas que nos cercam e para os negócios, gerando uma prosperidade além de números.

Que nota você dá para o cuidado que tem tido com essa casa que é seu corpo? O que tem ido bem? O que poderia ser melhor? Conte pra nós aqui em baixo sobre o reflexo desse cuidado em sua empresa.

Lembre-se de que se a relação com seu corpo ou seu negócio não está no lugar que você gostaria, está tudo bem. O primeiro passo é reconhecer o cenário atual para então começar a desenhar um novo, um passo de cada vez.

Veja mais:

O que é a nova economia?

Celebrar o que vai bem

Megatendências e as organizações

Equilíbrio na relação com o trabalho