O propósito aumenta resultados e reduz ansiedade

innsaei.png

Assistimos um filme na última semana que chamou a atenção sobre o assunto que permeia vida pessoal e profissional: o propósito. Apesar de não ser esse o tema do documentário, InnSaei traz uma visão de que não reconhecemos nosso propósito porque estamos muito ocupados. Por conta das distrações, da correria e do que se coloca como prioridade, a vida das pessoas e das empresas segue próxima da aleatoriedade. É como se fosse um piloto automático que reage ao que se apresenta sem questionar o que é realmente importante. 

Quando não há um fio condutor para gerir as decisões, a ansiedade pode tomar conta de gestores e colaboradores em muitas organizações. Mas por que não percebemos isso? A distração e a correria são tão comuns atualmente que não há tempo para diálogo, o espaço para conversas significativas (além do operacional). Muitos empresários chegam até nós querem melhorar sua forma de expressar sua entrega para o consumidor final, tem dificuldades em vender, mas percebem ao longo da consultoria que há causas mais amplas que podemos transformar para que o cenário de negócio fique mais rentável e favorável para quem trabalha com ela.

Como diz Malidoma Somé - um dos personagens desse documentário:

“Ver o interior é conhecer-se. Conhecer-se bem o suficiente para poder se pôr na situação do outro e para tirar o melhor de si. Propósito é o fundamento da vida humana neste planeta. O que ele faz é apagar o sentido de aleatoriedade e ao fazer isso fornece um tipo de significado mais profundo. Porque se eu tenho um propósito, o mundo inteiro estará me vendo como uma entidade proposital.”

Bom filme!

Veja o trailer aqui.