Impermanência nos negócios

Os cenários mudam o tempo todo: oscilações econômicas, novas crises, novas oportunidades, diferentes visões de um mesmo assunto e por aí vamos. Em alguns mercado as transformações acontecem ainda mais rápido. Essas mudanças acontecem em diversos aspectos da nossa vida e nos negócios também não é diferente.

Sabemos disso na teoria, dizemos que “tudo muda o tempo todo”, mas às vezes na prática esquecemos e nos frustramos quando algo muda e até pode surgir uma resistência ao novo cenário que se apresenta. Ano após ano previsões são feitas, metas e estratégias são traçadas tendo como base cenários passados, pensando que eles vão se repetir no futuro.

Dizemos na Valente que Branding é conhecer um alvo em movimento. É trazer para a consciência que a organização, o mercado e as pessoas com as quais sua marca se relaciona passam por mudanças, e que as forças, os canais de mensagem e os objetivos da organização podem mover-se também.

 Por isso é importante saber e compartilhar o porquê de o negócio existir, o seu propósito e o que é inegociável. Quanto mais um negócio se conhece e tem uma consciência compartilhada dos seus valores centrais, mais fácil é de manter a estabilidade em tempos turbulentos. 

Ampliar a visão sobre esses temas traz à tona confiança para agir, prosperidade e harmonia para todos que investem tempo, tesouro e talento para que o negócio exista. 

Branding nada mais é do que cuidar das relações e da linguagem a partir do propósito e do posicionamento. 

Mas como não perder o rumo na prática? 

Checar a motivação dos próximos passos do negócio pode ajudar.

Por que essa ação está sendo feita? Estamos fazendo só por medo de ficar para trás ou há um olhar estratégico de como isso apoia o negócio no longo prazo? 

A motivação é um bom termômetro para ampliar o entendimento e ajustar a rota.

Na Valente, acreditamos que todo negócio pode se posicionar de maneira a ampliar suas oportunidades. Quer saber como podemos apoiar a sua estratégia de marketing? Fale com a gente.