O que acontece antes de um processo de consultoria?

O que acontece antes de um processo de consultoria_.jpg

Desde o primeiro dia e durante sua existência, todo negócio seguirá se adaptando, equilibrando as intenções e necessidades internas e externas. 

Os ciclos do negócio vão acontecendo, o empreendedor vai aprendendo e de um jeito ou de outro, tentando aplicar novas ferramentas, processos, formas de interagir e comunicar que apoiem o faturamento, a entrega, a satisfação do cliente, o clima interno.

Mas o que a leva a buscar o apoio de uma consultoria?

Acreditamos que seja uma combinação de abertura e momento.

A fase do negócio e as pessoas que estiverem na gestão da organização precisam estar abertos para novas possibilidades. Se os gestores vão descobrindo que um apoio externo pode ajudar a avançar mais rápido e com mais consciência e qualidade, a abertura surge. 

Ainda assim, pode ser que esse momento demore a acontecer pelo próprio amadurecimento da organização ou até por outras questões do negócio. Um processo de consultoria, seja ele qual for, exige tempo, cuidado, atenção e dedicação do time interno para que renda frutos e gere transformação positiva. Para que o processo flua bem é preciso que haja um equilíbrio entre os 3 t’s (tempo, tesouro e talento).

O mais importante para gestores que veementemente gostariam de ter um apoio externo é lembrar que se essa combinação não é possível no momento presente, às vezes é melhor aguardar e se movimentar com o que já existe. O que já está se movendo, sejam alegrias, resultados, adversidades ou desafios, seguirá gerando aprendizados que impactarão no caminhar desse sistema vivo. 

Precisa de apoio para saber se sua organização já tem essa combinação? Marque um papo com a gente.


Veja mais:

Quem envolver no planejamento estratégico da marca?

Colocando ideias no mundo: consentimento ou consenso

Qual o investimento para um projeto de branding?

Quando um projeto de branding começa a dar resultado?