Por que esse cliente escolheu você?

A maior parte dos negócios dirá que é pela qualidade, confiança e até pelo preço. A verdade é que a maioria das empresas não tem clareza sobre os reais motivos pelos quais seus clientes são seus clientes. Esse fato gera uma série de desencontros e ruídos na forma de agir e é nessas horas que os esforços e investimentos em comunicação parecem não trazer o resultado esperado. 

Capa Linkedin.jpg

Na Valente acreditamos que boa parte das respostas sobre quem é seu cliente podem ser encontradas no perfil da organização.

Em resumo podemos dizer que as pessoas preferem fazer negócio com marcas que acreditam no que elas acreditam. Elas buscam qualidade e preço sim, mas isso é permeado por algo mais sutil e conectado com o seu sentimento, sua forma de ver a vida. É parecido com nossa vida: escolhemos confraternizar e nos cercar de pessoas com visões similares às nossas. Quando uma empresa tem a motivação de apoiar as pessoas e comunica claramente seu posicionamento, sua forma de atuar e seus inegociáveis, as pessoas que compartilham dessa visão se aproximam.

Aprofundar é preciso

Então, antes de entrar nos perfis e buyer persona sugerimos um olhar interno para o que motivou a criação da empresa, de uma linha de produtos ou ainda de um serviço. Depois disso vale mapear quais os clientes que saíram satisfeitos, neutros e até insatisfeitos para tomar consciência sobre as necessidades e expectativas possíveis nesse mercado. Parece complexo, mas não é, o maior esforço vai ser separar um tempo para organizar e coletar essa informação. Ao olhar para a experiência da empresa, pode se notar que boa parte dos insights sobre o seu cliente estão lá. Se a empresa for nova e não tiver histórico, é possível buscar em empresas similares também.

Muitas vezes os gestores acreditam que o marketing é muito complexo, mas na verdade ele é um processo assim como o financeiro. Se for feito com regularidade e consistência, todos verão que já sabiam da maioria das informações, basta abrir espaço para essa visão mais ampla e então organizar a casa. 

Quer criar espaços que permitem ampliar a visão de seu time sobre sua marca? Fale com a gente!