VITAO

posicionamento
e estratégia de
portfólio

 
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A Vitao Alimentos

A VITAO Alimentos é uma empresa paranaense focada em oferecer alimentos saudáveis. Nascida em 1988, ela é pioneira no mercado de produtos integrais. Com o passar dos anos foi ampliando sua sua linha e em 1991 iniciou a produção de biscoitos integrais. Essa nova frente de negócios fez muito sucesso com o público e motivou a empresa a ampliar portfólio, que logo passou a contar com cookies, granolas, snacks e chocolates. Atualmente, conta com uma linha completa de produtos focados em proporcionar às pessoas opções saudáveis e saborosas do café da manhã ao jantar.


Cenário

A Vitao identificou que estava em tempo de revisitar sua estratégia de marca para essa nova fase de vida do negócio. Diante de embalagens que não transmitiam a identidade da empresa e nem a qualidade dos produtos a Vitao procurou a Valente para apoiar seu projeto de Branding. Para renovar suas expressões visuais, principalmente suas embalagens, a empresa precisava revisitar propósito, público alvo e mercado.


Solução

Para chegar a uma nova identidade visual no PDV a Valente desenhou um caminho de imersão na categoria que apoiou a Vitao a entrar em contato com sua essência e potencial de marca. Além de olhar as atividades de marcas similares da categoria, também foram levantadas as necessidades de cada cliente Vitao - ponto chave para organização de sua nova arquitetura de marcas. Logotipo, ações de trade e comunicação vieram para coroar um processo que começou muito antes envolvendo a equipe de vendas, produção, marketing e produto e desenvolvimento.

 
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Resultados

A Vitao conseguiu definir um caminho consistente internamente. Sua identidade visual ficou mais feminina e harmônica, pois esse acolhimento e diálogo nasceram estrategicamente na equipe também. O resultado é visto nas gôndolas de toda rede varejista do país, agora com uma presença de destaque para os produtos saborosos desde sempre.

A empresa também revisitou seu planejamento de lançamentos. “Não fizemos mais “arremessos” de produtos”. Agora há um processo consistente de pesquisa e alinhamento para definir as oportunidades de produtos que apoiam seu território de marca.

A presença vigorosa no PDV trouxe resultados interessantes para o primeiro ano pós projeto da Vitao. O aumento nas vendas aconteceu em diversas categorias, com destaque para as linhas de snacks que tiveram um aumento de cerca de 34% nas vendas.

O projeto trouxe resultados também nas linhas produtivas, economia de papelão e plástico e aumento de vendas em várias categorias. Confira aqui um vídeo da Embalagem Marca contanto um pouco mais sobre o desdobramentos desses resultados.


 
 

Seu corpo, sua casa

CAMINHOS PARA POSICIONAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

Construir o posicionamento de uma marca significa alinhar a identidade dela, ou seja, sua forma de pensar e oferecer dons e talentos para o mundo com a imagem de marca, ou seja, com a visão do consumidor. Resultados como esses da Vitao são possíveis quando há um verdadeiro interesse da organização em se desafiar e mudar sua forma de oferecer seus produtos e serviços ao mundo. Sem dúvidas essa vontade gera resultados e lucro para todos os envolvidos com ela.

Fale com a Valente e descubra como sua marca pode criar um caminho consistente rumo aos resultados.