Celebrar o que vai bem

Foto por Gus Benke.

Foto por Gus Benke.

Pare por um instante e pense: O que está indo bem na sua empresa nesse momento? 

Respire e reflita novamente: E o que poderia ser melhor? 

É comum termos uma facilidade em apontar dificuldades e falar sobre o que precisa ser corrigido e há uma dificuldade maior de apontar o que vai bem e onde estão nossas forças e fortalezas. 

Esta é uma visão predominante que foi construída durante muito tempo no mundo dos negócios: transformar uma organização para eliminar as suas fraquezas. A maior parte das ciências de administração estava focada em corrigir problemas e desafios que surgiam. Esta perspectiva do enfoque nas dificuldades também traz seus resultados e impulsiona mudanças que podem tornar uma organização melhor. 

No entanto, olhar somente para as fraquezas pouco nos diz sobre nossas forças. 

De uma forma geral, todos queremos resultados positivos nos negócios e na vida: maximizar o que é positivo e minimizar o que é negativo.

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, disse: "o papel da liderança é criar um alinhamento de forças de forma que as fraquezas do sistema se tornem irrelevantes." 

Um negócio pode criar maior valor a partir das suas forças, dos seus dons e talentos e onde eles se encontram com as necessidades do mundo.  Por isso aprender a ver e reconhecer forças pode ampliar a nossa visão sobre como entregar esse valor.

Novas abordagens de mudança positiva tem ganhado força nos últimos anos, uma delas é a Investigação Apreciativa de David Cooperrider. Segundo ele essa metodologia apoia organizações a serem mais inovadoras, criativas e terem times mais unidos enquanto elas se transformam. 

O ponto é que ao reconhecer as forças que vem da história viva da marca é possível oferecer o que ela tem de melhor para todos que se relacionam com ela. Por isso, reconheça e celebre também o que vai bem no seu negócio.

Na Valente, acreditamos que todo negócio pode se posicionar de maneira a ampliar suas oportunidades. Quer saber como podemos apoiar a sua estratégia de marketing? Fale com a gente.


Veja mais:

Posicionamento: onde seus dons e talentos encontram as necessidades do mundo.

Transformação nos negócios: zona de conforto, aprendizagem e pânico. 




Lidianne HupferComentário