Por que o Branding faz parte da agenda dos negócios que você admira?

Foto do rawpixel.com

Foto do rawpixel.com

Com tantos assuntos para gerenciar no dia a dia, pensar na estratégia da marca pode parecer luxo e acabar ficando pra depois, ainda mais quando não se tem uma pessoa responsável pelo assunto na empresa. É bem comum que as organizações operem com o que chamamos de “Branding informal” ou “Branding natural”, onde o gestor (em geral o dono, um sócio ou o comercial da empresa) toma as decisões de marketing, comunicação e estratégia baseadas no instinto, na forma da empresa de olhar para o assunto ou ainda no jeito que o mercado tem feito.

É importante dizer que esse Branding natural dá resultados e em muitos casos resolve o marketing por um bom tempo, de toda forma, chega um momento em que o passo pode ser mais estruturado. É como se os gestores todos estivessem tomando decisões baseados na realidade de uma ilha conhecida, quando existe todo um mundo cheio de possibilidades lá fora. O Branding Estrutural serve para dar esse passo quando for o momento.

Se a organização passa a enxergar o mercado e as pessoas que fazem parte dessa marca com clareza, é possível avistar longe e desvendar todo seu potencial e alcance.

Em resumo, o Branding Estrutural organiza a casa e traz os insights necessários para uma atuação mais consciente e ampla de qualquer marca. Com o passar do tempo de um projeto de Branding seus gestores percebem:

  • Que a tomada de decisão se torna mais estratégica e pautada nos objetivos do negócio e seu posicionamento de mercado.

  • Que o posicionamento e o jeito de fazer ficam claros para todos os envolvidos, desde o público interno até o cliente final.

  • Que vivenciar o propósito, engajar o público e vender se tornam atividades mais fluídas.

  • Que ter diretrizes estratégicas facilita a orientação da agência de publicidade e fornecedores de comunicação em geral.

  • Que os investimentos em marketing podem gerar resultados em todas as áreas do negócio.

Na Valente acreditamos que o Branding faz parte da agenda de todo o negócio e que é possível ampliar a visão sobre marketing nas organizações. Por isso apoiamos empresas a trazer clareza sobre o seu propósito quando criamos espaço para isso.

Se quiser conhecer mais sobre como ampliar a visão do seu negócio, fale com a gente.

Lidianne Hupfer