Naming - O desafio de escolher um nome para sua empresa.

A primeira coisa a ser dita quando o tema é batismo de uma marca é que não há uma receita pronta. Esse assunto pode ser muito fácil ou tão complexo quanto escolher o nome de um filho. É comum inclusive que essa criança tenha mais de dois pais, o que aumenta o desafio.

Se surgir a pergunta sobre como conduzir a criação do nome da sua empresa, possivelmente você vai descobrir que esse processo pode ser mais rápido se você tiver o apoio de um profissional. Escolher um bom nome ajuda a aumentar a lembrança de marca, a associação com sua entrega e na identificação com o cliente. Então pode ser favorável ampliar o olhar sobre a personalidade dessa marca antes de chegar ao nome.

ESTRATÉGIA - Para ajudar nesse processo nossa sugestão é que você já tenha clareza dos objetivos, de quem serão seus clientes e qual a proposta de valor do negócio. Algumas empresas têm o grande insight sobre naming antes disso, mas se não é o seu caso, o melhor é que você avance um pouco no caminho estratégico antes de fazer essa definição. A Valente tem uma metodologia que apoia muitos negócios a entenderem a direção estratégica do negócio, que ajudam a criar critérios para poder entender se um nome apoia ou não em sua estretégia de marca.

UMA GRANDE LISTA - Dessa estratégia direcionadora é possível começar a pensar em nomes e conceitos. Para esse processo criativo, muitas empresas contratam um redator publicitário, uma agência ou fornecedor de comunicação que possa apoiar a se chegar em um nome. Aqui vamos dar uma forma de se caminhar sozinho ou pelo menos começar essa jornada.

Uma forma de começar é fazer uma boa lista cheia de possibilidades. Você pode convidar outros participantes como os sócios, funcionários, ou até abrir um pedido de ajuda a familiares e amigos se for o caso. Nessa etapa não há erros, julgamento. Quanto mais melhor.

FILTRAGEM – Na terceira etapa são eliminados os nomes que não passam pelas peneiras. O que sugerimos como peneiras:

· Excluir nomes impronunciáveis, que possam ter duplo sentido, que já sejam muito usados

· Testar domínios disponíveis na internet - achar seu negócio na internet é importante

· Eliminar aqueles que possam ter complicações legais de registro (consulte o INPI)

· Nomes contraditórios ao posicionamento e esteratégia da marca

FINALISTAS – Antes de investir na criação da marca, chega o momento de avaliar os significados mais profundos de cada nome. Essa lista menor com mais detalhes ajudará a reduzir o número de possíveis linhas de conceito e nome para sua empresa. Quando chegar entre os 3 a 5 nomes finalistas, vale uma consulta mais apurada no INPI para verificar se não há outras pessoas investindo nesse nome na sua categoria.

A ESCOLHA FINAL – Escolher um nome que seja memorável (como no caso da Apple por exemplo), ou que seja facilmente associado a sua categoria de negócio (creme dental - Sorriso) ou ainda que maximize o entendimento do seu propósito (Papo de Homem) pode ajudar muito na aproximação das pessoas.

Outras ferramentas e critérios podem ser usados na escolha de nome para seu negócio, mas para que a escolha seja bem sucedida é preciso entender para onde a sua marca quer ir e pelo que ela quer ser reconhecida. Caso queira aprofundar no entendimento dessa estratégia, conte com a Valente, fale com a gente.

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