Naming - O desafio de escolher um nome para sua empresa.

A primeira coisa a ser dita quando o tema é batismo de uma marca é que não há uma receita pronta. Esse assunto pode ser muito fácil ou tão complexo quanto escolher o nome de um filho. É comum inclusive que essa criança tenha mais de dois pais, o que aumenta o desafio.

Se surgir a pergunta sobre como conduzir a criação do nome da sua empresa, possivelmente você vai descobrir que esse processo pode ser mais rápido se você tiver o apoio de um profissional. Escolher um bom nome ajuda a aumentar a lembrança de marca, a associação com sua entrega e na identificação com o cliente. Então pode ser favorável ampliar um pouco o olhar sobre a personalidade dessa marca antes.

ESTRATÉGIA - Para ajudar nesse processo nossa sugestão é que você já tenha clareza dos objetivos, de quem serão seus clientes e qual a proposta de valor do negócio. Algumas empresas tem o grande insight sobre naming antes disso, mas se não é o seu caso, o melhor é que você avance um pouco no caminho estratégico antes de fazer essa contratação. A metodologia da Valente tem apoiado muitos negócios a direcionarem a criação de nomes ancorados em sua entrega estratégica.

UMA GRANDE LISTA - Dessa estratégia direcionadora podemos então começar a pensar em nomes e conceitos. Uma forma de começar é fazer uma boa lista cheia de possibilidades. Você pode contar com a contratação de um redator publicitário e até abrir um pedido de ajuda a familiares e amigos se for o caso. Nessa etapa não há erros, julgamento. Quanto mais melhor.

FILTRAGEM – Na terceira etapa vamos eliminar aquilo que não passe pelas peneiras do negócio. O que sugerimos como peneiras:

· Excluir nomes impronunciáveis, que possam ter duplo sentido, que já sejam muito usados

· Testar domínios disponíveis na internet - achar seu negócio na internet é importante

· Eliminar aqueles possam ter complicações legais de registro (consulte o INPI)

· Nomes contraditórios ao posicionamento da marca

FINALISTAS – Antes de investir na criação da marca, chega o momento de avaliar os significados mais profundos de cada nome. Essa lista menor com mais detalhes ajudará a reduzir o número de possíveis linhas de conceito e nome para sua empresa. Quando chegar as 3-5 finalistas, vale uma consulta mais apurada no INPI para verificar se não há outras pessoas investindo nesse nome na sua categoria.

A ESCOLHA FINAL – Escolher um nome que seja memorável (como no caso da Apple por exemplo), ou que seja facilmente associado a sua categoria de negócio (creme dental - Sorriso) ou ainda maximize o entendimento do seu propósito ( Papo de Homem) pode ajudar muito na aproximação das pessoas.

Outras ferramentas e critérios podem ser usados na escolha de nome para seu negócio. Caso queira aprofundar no entendimento desse processo, conte com a Valente, quanto mais tempo tivermos para trabalhar antes do lançamento do seu negócio, mesmo que com informações sendo construídas ainda, melhor.


Lidianne Hupfervalente branding