Desafios das marcas no cenário atual | Varejo

Um movimento de mercado estratégico e corajoso. Assim é o cenário que vive a Contabilista. Em um tempo de muitas mudanças sociais e políticas no país, a marca optou por dar um novo passo. Reposicionar o negócio, ajustar a rota e criar espaço para olhar a estratégia de marca de perto. 

Convidamos alguns clientes da Valente para trazer sua visão sobre o segundo semestre de 2018. Daniele Altrão, Gerente de Marketing da Contabilista, fala um pouco sobre sua visão frente aos desafios desse tempo.

Dani.jpg


"No momento atual, um grande desafio é a adequação do varejo convencional ao consumidor moderno, principalmente em relação a integração dos canais de venda e atendimento: omnichannel! Hoje em dia o cliente deseja ser atendido da forma que mais lhe convém naquele momento, independente de onde e como ele realiza suas compras. Considero isso um desafio pois muitas empresas ainda são bastante setorizadas – cada setor trabalha de forma independente dos demais e para a estratégia dar certo todas as áreas precisam estar bem integradas. Já vemos grande cases de sucesso neste assunto e o movimento é rápido, as mudanças estão aceleradas e o varejo precisa estar no mesmo ritmo."

Quando o assunto é como a gestão de marca pode atuar para apoiar esse momento, Daniele traz muitos insights de como a própria Contabilista vivenciou o processo de branding com a Valente nos últimos meses.

"Acredito que o ponto principal é a ampliação da visão do próprio negócio. No dia a dia nos vemos imersos na operação, passamos a fazer parte de uma rotina de trabalho e nos perdemos do propósito da empresa, os objetivos deixam de ser claros e as áreas passam a operar de forma desintegrada, ou seja, se perde a essência. O branding vem para colocar tudo isso em sintonia, repassar e alinhar a estratégia do negócio. Ele ajuda a não deixar que a empresa pare no tempo e se conecte às constantes mudanças das quais fazemos parte. O caminho a trilhar fica mais claro porque a empresa passa por um processo de “auto conhecimento”, um confronto de visões: como fazemos x como nossos clientes internos e externos nos enxergam, isso dá uma direção: os desafios e oportunidades são mapeados, o plano de ação é discutido e difundido fazendo com que todos saibam para onde caminhar. É a consolidação interna e externa de uma marca."

Ampliar a visão sobre a marca tem o poder de transformar o caráter de urgência de momentos como esse em tomada de decisão consciente. 

Na Valente nossa missão é criar espaços que permitem ampliar a visão aplicada ao marketing nas empresas. 

Quer conhecer melhor como trabalhamos, nossa metodologia e outros clientes? Entre em contato com a gente!


Lidianne Hupfer