Seu negócio acompanha as mudanças?

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Não são apenas as crises econômicas que fazem as empresas se questionarem e mudarem. Às vezes pode parecer que é apenas o fator econômico que tira o empresário da zona de conforto, mas é importante reconhecer a amplitude de motivos que faz isso acontecer. Aqui na Valente temos a oportunidade de conversar com muitas organizações em fases de transição e que estão compreendendo a importância de olhar a mudança de perto. Ao encarar de frente a mudança como um fato dos tempos atuais, as organizações tem a chance de olhar para si em relação as necessidades do mundo.

Nessa oportunidade muitas percebem que resultados são consequência de uma combinação de seu protagonismo com o mercado, economia e movimentos no comportamento dos clientes. Muitos percebem que não há culpados e que gerir uma organização passa invariavelmente por desenvolver uma visão mais ampla sobre a sua atuação.

Que sintomas podem morar em organizações que não desenvolvem uma visão mais ampla? Separamos os mais comuns que acabam afetando as marcas em algum momento.

IDENTIDADE

"A empresa parou no tempo"

Gestores, acionistas e diretores influenciam decisivamente a formação da identidade de um negócio. O propósito é o sangue de um negócio e os gestores são os responsáveis por alimentar as pessoas com essa essência. O nível de consciência do grupo gestor sobre a estratégia é o que poderá:

  1. Conduzir o time para mudanças construtivas a partir de uma visão estratégica

  2. Levar a empresa a uma crise de identidade e de marca.

Perguntas para descobrir o propósito: Por que estamos nesse negócio? Qual é a nossa vocação? Para onde queremos ir? Que necessidades do mundo atendemos?

RELAÇÕES

"A motivação não é mais a mesma"

Onde falta motivação, possivelmente falta também clareza sobre o que é importante no dia a dia da empresa. Num ambiente de desmotivação, estratégias dificilmente são implementadas como deveriam e o brilho no olho pode ser substituído por um endurecimento das relações e reuniões. Compreender e comunicar o objetivo comum do negócio ajuda a retomar a energia dos grupos de trabalho.

Perguntas para avaliar a motivação: As pessoas conversam sobre o futuro do negócio? Compartilhamos e celebramos as conquistas? Se forem abordados fora da empresa, as pessoas sabem dizer qual o resultado de seu trabalho para o mundo? 

PROCESSOS

"Não estamos produzindo, a dedicação está baixa"

Os processos podem estar em crise quando os níveis anteriores (essência e motivação) não estão sendo cuidados. A consequência pode ser uma dedicação baixa. Com isso gera-se retrabalho, conflitos de informação entre áreas e até falta de lucratividade por perdas no processo. Quando identificamos os gargalos de processos e convidamos as pessoas para olhar junto, a mudança consciente ganha espaço e pode ajudar a amenizar as dificuldades.

Perguntas norteadoras sobre os processos: O que temos feito bem? O que podemos fazer melhor? As pessoas estão sendo envolvidas nas decisões? Que indicadores podem ajudar a entender nosso negócio? Estamos levantando esses números?

RECURSOS

"Os recursos da empresa não estão bem"

A origem da crise em recursos geralmente pode ser localizada nos níveis anteriores. Aqui equipamentos, matéria prima, sedes e ativos da empresa podem demonstrar que o negócio está com dificuldades de sobreviver e consequentemente de se reinventar. A necessidade de mudança fica mais visível pela crise financeira, mas ela é apenas um sintoma de que outras coisas não vão bem. É necessário primeiro compreender a verdadeira proposta de valor do negócio, ou seja, entender a sua essência.

Perguntas norteadoras sobre recursos: Como nosso propósito está relacionado a geração de recursos? Como nossos recursos podem apoiar o desenvolvimento dos níveis anteriores?

MUDANÇAS CONSCIENTES CONSTROEM MARCAS SAUDÁVEIS  

Cuidar das mudanças que circundam uma organização ao longo de sua trajetória pede espaços de diálogo, coragem, persistência e paciência. 

Quando as organizações chegam a uma clareza sobre sua essência, esse novo patamar pode se tornar uma âncora para as decisões de negócio que permeiam todas as frentes de desenvolvimento . A mudança cultural se transforma em aprendizagem coletiva balizada em no fio condutor da organização resulta invariavelmente em uma marca forte. 

Quer saber como o branding pode ser a alavanca do processo de mudança de sua empresa?

Converse com a Valente.

Lidianne Hupfer