4 impulsos que sua empresa deve ​evitar​ antes de lançar um produto ou serviço

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É muito comum que em determinadas fases de sua história, as empresas tenham um impulso de lançar novos produtos e serviços. Em geral isso acontece quando elas buscam aumentar suas vendas ou ter mais resultado com um mesmo cliente vendendo novas coisas para ele. Apesar de parecer o caminho ideal para alcançar esse objetivo, é preciso atenção para que essa urgência responda a estratégia do negócio, evitando investimentos equivocados ou lançamentos que não trarão resultado.
 
Desenhamos algumas atitudes comuns desses impulsos. Veja se você encontra sua empresa em algum deles.

1. "Trouxe uma ideia maravilhosa!"

Uma viagem, uma feira, um café com amigos sugestivos. Esses são alguns dos gatilhos que fazem os empreendedores levarem uma nova ideia para a empresa na segunda-feira. Algumas vezes o produto está alinhado com o que a organização se propõe, outras vezes não. 

Risco: a ideia pode responder ao gosto pessoal dos sócios ou de sua rede de relações que nem sempre tem as mesmas necessidades do cliente da empresa. Esse é um dos erros mais comuns dos negócios ao lançar produtos e serviços. 

Potencial: ouvir é a melhor maneira de fazer sua empresa evoluir a entrega para o mercado. Convidar as pessoas para avaliar ou criar novos produtos num processo estruturado pode ser muito interessante.

O que fazer? Nem dizer que a ideia é boa, nem que é ruim. Ter certeza de quem é o cliente chave da organização e avaliar com consciência as proposições. Tendo feito isso, quando ideias surgirem para seu negócio, o primeiro passo é acolher e analisar como elas podem servir ao propósito, ou seja, não precisamos descartar as novas ideias vindas de um amigo, funcionário, sócio. 
 

2. "Todo mundo já lançou isso, precisamos correr!"

O concorrente acaba de lançar um produto que seu negócio não tem e a reação imediata é não ficar para trás. Parece que vamos perder mercado, que não seremos mais considerados na hora de compra pelo cliente final e aí saímos correndo mais uma vez para viabilizar um novo produto. 

Risco: querer alcançar o concorrente sinaliza que sua empresa pode estar olhando muito para fora e pouco para dentro. No mesmo segmento, empresas podem entregar valores e produtos muito diferentes. É um risco para seu negócio não conhecer sua própria vocação.  

Potencial: Mapear os principais lançamentos de seus concorrentes é uma atitude muito importante para compor seu planejamento. Tudo é um equilíbrio afinal: conhecer suas forças e as forças do concorrente. É possível que você perceba que na sua área de atuação existem produtos ou serviços que sua empresa pode fazer melhor.

O que fazer? Apenas reagir aos lançamentos do seus concorrentes mostra que você tem planejado pouco e isso tem custos. Mas, se surgirem lançamentos da concorrência comece respondendo algumas perguntas: Faz parte de nosso DNA esse lançamento? Nosso cliente atual é consumidor para isso? Temos tempo hábil para investir nesse planejamento? O custo dele está mapeado? Podemos ter resultado? Passando por essas peneiras, você poderá entender se tem algo a ser feito. Possivelmente você irá perceber que é melhor ficar calmo e começar a planejar para fazer investimentos mais certeiros.

3. "Esse lançamento será nossa salvação!"

Esse impulso é dos mais perigosos, pois a empresa pode estar com baixa geração de caixa ou ainda o cliente não vê mais em seus produtos uma boa solução. Se aqui é importante trazer resultados no curto prazo, investimentos errados podem gerar problemas ainda maiores. A sugestão é pensar bem se um novo produto é realmente a saída.

Risco: Investir em produtos que podem trazer resultado baixo ou nulo diante do problema vivido. Muitas vezes quando a crise bate nos negócios, lançar um novo produto ou serviço pode não ser a melhor saída. 

Potencial: As boas ideias aparecem quando não estamos na nossa zona de conforto. Quando nossa vaquinha é empurrada penhasco abaixo podem surgir soluções criativas e viáveis. Reunir o grupo para entender como aumentar a participação de mercado com alterações ou mesmo com novas criações de produtos e serviços pode ser interessante.

O que fazer? Quando essa urgência aparecer, a sugestão é pedir ajuda para co-construir novas soluções, convidar os clientes para essa tarefa. Isso vale para momentos de crise e para todos os outros também. Quando os recursos estão baixos cada movimento precisa ser bem pensado.

4. "Nosso portfólio não precisa de inovação."

Impulso zero também precisa de uma atenção. Manter o portfólio sem olhar para as necessidades atuais dos clientes e sem atualizar as atividades internamente pode gerar dificuldades no negócio. Tanto empresas de serviço quanto de produtos podem ter um perfil mais conservador e não perceber que manter seu portfólio estático pode estar saindo mais caro e gerando menos resultado do que imaginam. 

Risco: Quando a empresa não olha para fora corre o risco de ficar pouco atrativa para o mercado. As necessidades dos clientes e a atualização da oferta ao mercado são uma dobradinha necessária. 

Potencial: A qualidade presente no conservadorismo é o cuidado com investimentos arriscados. Esse é um aprendizado para as empresas que não conseguem construir consistência de seus produtos e lançam coisas demais.

O que fazer? Se seu negócio tem dificuldade de inovar, medo de arriscar serviços e produtos. Uma boa dica seria fazer pesquisa com seus clientes e ver o que esperam de sua empresa para os próximos anos. Fazer pilotos de novos produtos e serviços também podem deixá-los mais seguros sobre onde investir tempo e recursos. Nosso contador por exemplo, está passando para um atendimento online nos próximos 2 anos. A ideia é que eles fiquem cada vez mais ágeis e com um custo interessante para o cliente. Se não fizerem esse movimento perderão espaço para os serviços on-line que têm surgido no mercado.

 

O que fazer para lançar um produto ou serviço de sucesso

Ter resultado a curto, médio e longo prazo podem ser mais fáceis com o suporte de uma consultoria. A Valente pode te ajudar a conhecer mais sobre seu cliente, mercado e orientar com lançar produtos vencedores no mercado, alinhados ao propósito da sua empresa.
Entre em contato com a gente.

Lidianne Hupfer