A experiência de compra de seu cliente é verdadeiramente cíclica?

Foto por  Bruce Mars      disponível no Pexels.

Foto por Bruce Mars disponível no Pexels.

Nos projetos da Valente, olhamos para quatro fases principais quando o tema é gerar um ciclo de experiência positiva com o cliente. Se sua empresa ativar cada fase com posicionamento de marca, estratégia de marketing e envolvendo o time de vendas, com certeza dá para construir compra, recompra, indicação e principalmente um elo de confiança com o cliente.

Responda as perguntas abaixo e avalie como anda seu negócio em cada etapa. Seja sincero e os resultados vão ampliar suas chances de experiências valiosas com o cliente.

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ATENÇÃO

Seu cliente encontra sua empresa em que canais? Seu segmento anuncia geralmente em que canais? Quanto do seu investimento está destinado a se apresentar bem para o cliente?

Pode parecer bobeira, mas muitas empresas apresentam muito pouco seu negócio. Elas querem ser encontradas, ser desejadas porque tem a melhor qualidade do mercado, mas fazem um baixo esforço e investimento para contar isso aos possíveis clientes. Falo isso por nós mesmas. No passado baixávamos nosso esforço em atenção sempre que novos projetos chegavam na Valente e isso se transformava em problema assim que esses projetos terminavam. 

CONSIDERAÇÃO

O cliente vê no seu negócio a solução de seus problemas? Ele entende as vantagens de comprar da sua marca? Seu posicionamento está alinhado com o que ele procura?

Mesmo uma compra por impulso tem comparação. Estamos num mercado cheio de opções e vantagens de todo tipo. Vende aquela marca que consegue compreender o que é valor para o cliente na categoria. Se sua empresa ainda estiver pensando que o comparativo está só no preço, essa é a hora de olhar para o posicionamento e diferenciais de seu negócio.

DECISÃO

Quais os canais onde o cliente pode comprar de sua marca? São convenientes para ele? O processo é claro, confiável e transparente?

Ter decidido por sua marca pode não bastar se seus os pontos de contato forem confusos ou se a distribuição de produtos não for acessível para o cliente. Deixar o passo a passo da venda claros mostra que além de bem posicionada, sua marca está preocupada com o bem estar e tempo de seu cliente.

EXPERIÊNCIA

Sua marca tem um nível alto de indicação? Sua marca fala a mesma língua em tudo que oferece durante a experiência de uso do cliente? Ela está comprometida e preparada para resolver eventuais dificuldades?

Uma experiência conectada com o cliente é uma boa base para que se construa uma relação de confiança, para que a compra seja cíclica e até gere recompras! Vivemos tempos onde a relação entre marcas e clientes estão transformadoras e ambos podem crescer e ampliar suas possibilidades.

E aí? No seu negócio, como estão sendo cuidados cada um desses quatro pontos? 

A Valente acredita em criar espaços para ampliar a visão das empresas aplicada ao marketing. Conte com a gente para ampliar as possibilidades do marketing no seu negócio.

Quer conversar sobre branding? Fale com a gente.

Lidianne Hupfer