Por que dar vida a novas ideias e projetos no negócio?

Foto da Valeria Ushakova disponívels no Pexels

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Atender a uma oportunidade de mercado pode trazer muito retorno. Em geral, essa é a premissa básica para se começar um projeto novo. Muitas vezes líderes empreendedores gostam de responder a essas oportunidades com ação rápida, pois o pioneirismo na inovação faz muita diferença. Mesmo em projetos com uma grande urgência para o lançamento, é preciso que ele tenha uma certa estrutura para poder se desenvolver. Para que o projeto possa ter uma boa base, você pode observar os seguintes aspectos:

Viabilidade Econômica. Diversificar o faturamento de uma empresa pode ser muito vantajoso, mas todo dinheiro (e esforço) investido precisa ser calculado. Alguns estudiosos da inovação dizem que o ideal seria utilizar 15% da sua força empresarial para inovar em produtos e serviços. Assim, você não modifica a composição de faturamento, investimento e nem de processos internos de uma só vez. No entanto esse número não é fixo, ele pode variar bastante conforme a natureza do negócio e momento da organização e do mercado. Entender qual o equilíbrio entre o financeiro e a capacidade interna de desenvolver o projeto é essencial para que o projeto tenha um bom desenvolvimento.

Compatibilidade com a estratégia. Fazer apenas porque é uma boa oportunidade nem sempre pode levar ao lugar desejado. Para que a iniciativa ganhe força e consistência dentro e fora da organização, é interessante que o projeto esteja alinhado com o escopo do negócio, da marca e seus públicos. Entender qual o papel do produto ou serviço na composição do portfólio ajuda a entender qual o papel do projeto na estratégia. Tudo isso parte de um bom plano estratégico de negócio e de marca e fica mais fácil saber que outros valores a oportunidade agrega além do financeiro.

Definição de objetivos. Um projeto relevante é aquele que aponta para o alcançar de seus objetivos, ou seja, que consegue seguir um escopo de tarefas, prazos, custo e resposta. Além desses objetivos mais diretos, entender qual o objetivo do projeto em relação aos seus públicos e sua comunidade ajuda a desvendar o potencial de uma prosperidade que vai além de números.

Avalie e reavalie. Ter o pulso no lançamento de novas ideias fará com que seu projeto seja atrativo, rentável e vivo. A avaliação pode ser tão constante quanto necessário e apoia a trazer mais consciência e consistência para a caminhada.

Na Valente acreditamos em estratégia com direção para a ação e atuamos criando espaços que ampliam a visão.

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