Como você cuida da marca do seu negócio?

static1.squarespace.jpg

As organizações estão sempre atualizando a forma de enxergar e gerir a marca dentro de casa. A P&G, por exemplo, há muito tempo revisita o foco de seus departamentos de marketing com frequência pelo mundo. Com os movimentos do negócio, a ideia é que seus gerentes de marketing, vendas e relacionamento possam a olhar o assunto marca de forma dinâmica e além de tudo compartilhar esses saberes com toda organização.

Em muitas organizações esse movimento também existe. A missão e o descritivo dos cargos dos gestores de várias áreas reforçam a importância do branding para organização e conduzem esses líderes a impulsionar o negócio por meio da gestão da relação de todos com a marca.

Separamos aqui três possibilidades bem simples de como todo gestor pode atuar com pensamento voltado para olhar essas relações das pessoas com a marca sem nem precisar ser um exímio conhecedor das teorias de branding.

  • Experimentar novas cadeiras. Tomar um café, almoçar, realizar funções de outras pessoas na empresa. O marketing de uma rede de pizzaria precisa saber como a pizza entra e como ela sai do forno.

  • Criar espaços para conversar sobre marca. Dentro da empresa há pessoas que conhecem o cliente mais do que você. Promova conversas sobre como estão os produtos, as entregas, os serviços em todas as áreas do negócio.

  • Co-criar os movimentos da marca. Cinco slides é o que você precisa para compartilhar o pensamento estratégico e a essência da marca e, principalmente, ouvir sobre como essa crença pode ajudar a empresa a crescer.

Ao criar espaços mais amplos de conversa e colocar a gestão da marca na pauta do negócio é possível gerar consistência para ações e fortalecer a marca de dentro para fora.

Quer saber mais sobre como criar espaços que permitem ampliar a visão de seu time sobre sua marca? Fale com a gente!

Lidianne Hupfer