Para ampliar sua visão em marketing você pode começar com essas 5 práticas

Importante: o que trazemos são apenas sugestões que surgiram nas vivências com nossos clientes. Teste e veja se funciona para sua empresa.

1. Você vai começar pela logomarca

Essa primeira prática é na verdade um fato. Até mesmo algumas grandes corporações no mundo começaram algum negócio pela identidade visual e foram resolvendo o resto pelo caminho, pois adoramos saber a cara que o negócio vai ter. Para ser mais assertivo, sugerimos que você amplie essa visão, olhando para um aspecto maior:

No que sua empresa acredita? 
Como coloca isso em prática?
O que entrega ao cliente?

2. Não queira todos os clientes


As pessoas querem fazer negócio com marcas que acreditam no que elas acreditam. Somos amigos de pessoas que veem o mundo do jeito que nós vemos, que compartilham de nossas visões. Quando uma empresa comunica claramente seu posicionamento e nós acreditamos nisso, fazemos o possível para incluir seus produtos e marcas em suas vidas. 

Procure ter foco e fazer negócios com quem acredita no que você acredita.

3. Apenas uma marca da sua categoria pode ser a mais barata

As outras terão que conhecer bem seu propósito, seus clientes e estrategicamente encontrar os resultados. Quanto mais bem posicionada uma marca, melhor sua margem de lucro e mais relevante sua marca será para as pessoas.

Escolha o lugar que quer ocupar na sua categoria.

4. Clareza, disciplina e consistência

Sua essência de marca não deveria mudar a cada estação do ano. Ela é a base dos relacionamentos e é onde mora a autenticidade. E a falta de autenticidade significa falta de relacionamentos fortes.

Leve em conta sempre os valores e a crença de sua marca em todas as decisões de seu negócio.

5. Indicadores simples fazem milagres

Não existe uma lista pré-definida e infalível de indicadores para os negócios. Cada empresa é única e tem um processo de vendas e de relacionamento, mas o fato é que quem não mede não gerencia.

Peça ajuda e escolha os indicadores que mais combinam com a vivência de sua equipe.


Um monte de gente fala sobre, mas ainda poucas pessoas entendem. Ainda menos pessoas sabem como gerir e ainda assim, todo mundo quer. O que é?

Branding, é claro. A ferramenta para enxergar os negócios mais poderosa desde planilha.


Quer saber mais sobre como ampliar sua visão sobre o marketing da sua empresa? Escreva para Valente!