Como descobrir o valor e o potencial da sua marca?

Todo empresário vai dizer que sua marca é valiosa. E não está errado, afinal de contas sua energia, ideias e recursos são investidos ali diariamente. Empresas e marcas se tornam filhos.

Agora, se a gente for se basear em pesquisas para descobrir quem o mercado aponta como marca valiosa, teremos aquelas de sempre, principalmente pelo volume de mídia investido por elas. Em 2016, o ranking da Interbrand, que avalia As Marcas Brasileiras Mais Valiosas, elegeu no seu top5 : 3 marcas de instituições financeiras e duas marcas de bebida. Há três critérios para definir as posições: lucro econômico, papel da marca e força da marca.

Apesar de apoiar as grandes a entenderem seu valor, esses indicadores pouco nos ajudam a entender como construir uma marca valiosa. Pensando nisso, buscamos um outro olhar ajudar você a entender o valor de sua marca e ver como isso se relaciona com o trabalho de branding que você tem feito por aí. O convite é refletir sobre sua empresa com outros olhos, o das gestoras de fundos de investimentos. 

Você sabe gestores de fundos investigam quais os negócios mais atraentes para investir dinheiro?

Você sabe gestores de fundos investigam quais os negócios mais atraentes para investir dinheiro?

Descobrimos que esses profissionais são bons investigadores, verdadeiros caçadores de informação. FisherBuffet e outros profissionais da área de investimentos só indicam apostar em negócios que passem em certas peneiras. Critérios esses que mostrem que aquele negócio é realmente promissor e que além de oferecer lucro demonstram outras habilidades.  Essa investigação é muito pessoal de cada profissional, mas reunimos aqui aquelas que são chave para os gurus do dinheiro. Então vamos lá!

Nossa sugestão é que você responda com uma nota de 1 a 10 com o status da sua empresa em cada pergunta e descubra o que mais precisa fazer para ser uma marca valiosa.

Investigação parte 1 - A Identidade

1.   Tem brilho nos olhos dos gestores da empresa para criar novas coisas capazes de fazê-la dar novos saltos nos próximos anos?

2.   A integridade dos administradores é inquestionável?

3.   A empresa tem produtos ou serviços com potencial de mercado suficiente para crescer vigorosamente nos próximos 5 anos?

4.   Há algum indício no mercado que mostre as vantagens competitivas frente aos competidores?

5.   Existe uma cultura enraizada – com a devida profundidade na gestão – capaz de transcender os fundadores? 

Investigação parte 2 - As relações

6.   A companhia oferece um bom clima para trabalhar em grupos?

7.   Como a diretoria se comporta diante de seus fornecedores, clientes e colaboradores nas fases boas e ruins do mercado? Mantém um diálogo transparente e claro?

8.   A empresa se pauta em incentivos meritocráticos? 

Investigação parte 3 - Os processos internos

9.   Como anda o P&D? A área de pesquisa e desenvolvimento é compatível com a categoria?

10.           A análise de custos e a contabilidade são suficientemente boas?

11.           Qual é a perspectiva e acompanhamento das perspectivas de lucro?

Investigação parte 4 (e não menos importante) - Os recursos

12.           Como é a equipe de vendas? É superior ou inferior à média de sua categoria?

13.           A margem líquida desse negócio compensa o investimento?

14.           O que tem sido feito em favor da margem de lucro? 

Essas respostas ajudam os investidores, mas podem ajudar sua empresa a entender como se tornar uma marca valiosa. Às vezes dói ter uma nota abaixo de 5 em algum quesito, mas é importante reconhecer nossas vulnerabilidades se a ideia é construir uma marca de valor. Elementar, caros empresários, precisamos equilibrar o desenvolvimento da empresa para que ela seja valiosa.

Lucro é resultado do propósito

O que nos chama a atenção nessas perguntas é que cinco delas estão conectadas a identidade da marca, ou seja, quanto ela está antenada com o mercado e consigo mesma. Isso é relevância, é branding, é propósito. E as marcas com propósito tem o potencial de criar um mundo melhor, um legado duradouro ainda podem ocupar espaços mais significativos na vida de seus consumidores.

Com uma identidade relevante, as perguntas de 6 a 14 ficam mais fáceis de serem resolvidas. Se sua nota nessas 5 primeiras perguntas está abaixo de 5,  ligue para a Valente que podemos ajudar você a construir uma marca com propósito, visão ampla e alinhada com os valores e tendências.

Viva seu propósito plenamente, isso é ser Valente.