Competir no preço ou no valor? Seja Valente e escolha o segundo!
Essa pergunta faz muito empresário engolir seco. Se a empresa estiver no varejo então, a resposta vem mais carregada por conta das experiências vividas ou da concorrência que está oferecendo o mesmo pela metade do preço.
Se sua empresa não competir em valor não terá outra opção a não ser competir em preço.
Se você acredita que seu ramo de negócio é o mais afetado pela competição de preço, convido você a pensar na gasolina que escolheu para abastecer seu carro nos últimos dias. Sabemos que na maioria dos postos o preço não varia e a pergunta que te faço é: que vantagem você viu em seu posto preferido?
Tirando os especialistas e outras raras exceções , a maioria das pessoas não vai falar do produto básico nem vai dizer que parou no posto “x” apenas por causa de preço. Isso acontece porque valor é a vantagem percebida menos o custo. Muitas vezes escolhemos um posto de combustível por sua localização, serviços oferecidos e o atendimento.
A maioria das decisões de compra dos cliente estão ligadas a necessidade e não a preço. Para atingir melhores resultados o empreendedor precisa conhecer onde está atuando:
Conhecer seu cliente vender o que é vantagem para ele;
Conhecer seu produto e todo potencial para diferenciá-lo da concorrência
Saber o tamanho do seu mercado
Comunicar as vantagens do seu negócio aos invés de suas características básicas
Estar preparado para construir valor, pois o cliente muda de comportamento todos os dias
Sempre vai ter alguém disposto a concorrer por preço. Os importados do oriente que o digam. Está na sua mão ficar apenas monitorado os preços do mercado ou atuar com foco no valor.