Feedback nos negócios pode aumentar os resultados

Quando criamos espaços de diálogo tudo muda. Aqueles assuntos que pareciam intocáveis, as atitudes que não ajudam o departamento e até um simples jeito de organizar as gavetas do escritório mudam os resultados.

Espaços de diálogo podem crescer com o uso de bons feedbacks. Todos crescem! Precisamos de feedback para nos desenvolver, no entanto, para ele ser assertivo é importante que seja bem pensado.

Pedir Feedback é quando uma pessoa solicita a outro que diga como suas ações são vistas pelo outro, qual o impacto que elas têm, como o outro se sente em relação a essa pessoa.

As marcas tem pedido cada vez mais feedback para seus clientes. É com ele que elas tem a chance de se desenvolver e atender melhor as expectativas do mercado, mas é importante ter clareza de seu objetivo ao buscar essa avaliação.

Somos consumidores também e hoje é muito comum que a gente interfira no movimento das marcas dando feedback diretamente para as pessoas dessas empresas. Somos responsáveis pela maneira como escolhemos dar esse feedback, é preciso fazer isso com tranquilidade.

Algumas dicas para que ele seja útil:

  • Descreva o fato ao invés de avaliá-lo em sua fala
  • Seja específico e não genérico. Prefira usar “Nessa situação aconteceu...” ao invés de “Você sempre...”
  • Tenha foco em comportamentos que o outro possa modificar. Não exija demais.
  • Evite causar constrangimento, feedback precisa ter cuidado e empatia com quem recebe. <3
  • Ao receber um feedback, cuide com as réplicas, geralmente elas encurtam nosso tempo de reflexão.

Dar Feedback é quando você diz de forma clara o que pensa ou sente a respeito do comportamento do outro e do impacto que esse comportamento gera. Com essa nova visão todos se desenvolvem e tem oportunidade de crescer, inclusive os negócios dos quais fazem parte.

Fonte: Programa Germinar do Instituto Ecosocial e Fela Moscovici, Desenvolvimento Interpessoal